As pessoas com diabetes são duas a três vezes mais propensas a sofrer de depressão, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC). Muitas dessas pessoas não serão tratadas. O CDC estima que entre 50% e 75% das pessoas com diabetes não recebem tratamento para a depressão.

Um novo grande estudo de Taiwan descobriu que os antidepressivos diminuem o risco de morrer durante o período do estudo em mais de um terço para pessoas com diabetes e depressão.O estudo, realizado de 2000 a 2013 analisou mais de 53 mil pessoas em Taiwan que tiveram diabetes recém-diagnosticada e que também foram diagnosticadas com depressão. O estudo incluiu pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2.

O período médio de acompanhamento foi de apenas sete anos para aquelas pessoas que morreram e 10 anos para aquelas que não morreram. Uma grande maioria das pessoas no estudo – pouco mais de 50.000 – usaram antidepressivos. Apenas cerca de 3.000 pessoas não.

Os pesquisadores tentaram controlar os dados para explicar as coisas que podem afetar o risco de morte. Alguns exemplos de coisas que eles controlavam incluíam outras doenças, idade, sexo, renda, onde as pessoas viviam e a gravidade do diabetes.

Levando em conta os resultados do estudo, os autores disseram que o risco reduzido de morte foi observado com diferentes classes de antidepressivos usados. Portanto, tratar a depressão pode ter um benefício adicional para as pessoas com diabetes – vida mais longa.

TERRA.COM