Engordar e ganhar peso: isso pode ser mais simples adotando algumas medidas. Além disso, estar magro não é um passe livre para comer o que bem entender. A pessoa pode ganhar peso, mas se desnutrir. Afinal, as pessoas magras também apresentam problemas de saúde.

Não adianta consumir mais alimentos indiscriminadamente: as pessoas magras também podem ter altos níveis de colesterol. Tenha uma dieta que forneça nutrientes apropriados para promover o ganho de peso saudável.

Alimentação ideal para engordar

É recomendado evitar os alimentos ricos em açúcar refinado, carboidratos simples, que em excesso podem favorecer a resistência à insulina que pode se tornar diabetes tipo 2.

Enquanto isso, as gorduras trans, presentes em alimentos industrializados e frituras, e a gordura saturada, principalmente em alimentos de origem animal como a carne vermelha, também devem ser evitadas, pois favorecem o aumento do colesterol.

Alguns alimentos termogênicos também podem ter o consumo restringido, como a cafeína, presente no café e no chá verde, a pimenta e o chá de hibisco. Estes alimentos aceleram o gasto calórico e favorecem o emagrecimento.

O que comer para ganhar peso

É bom investir em alimentos calóricos, mas nutritivos. É o caso do azeite extravirgem, rico em gorduras boas, as monoinsaturadas, e assim ajuda a regular o colesterol, protege o coração e o cérebro, previne o diabetes, entre outros benefícios.

Além disso, é fazer opção pelas carnes magras. Isso porque o consumo de proteínas, carnes magras e leguminosas também é importante, porém é preciso certificar-se que não está havendo uma ingestão excessiva que possa sobrecarregar os rins e o fígado.

É bom não esquecer das oleaginosas, como as castanhas e nozes, e em peixes, pois eles são fontes de boas gorduras. O abacate também é bom por ser rico em gorduras monoinsaturadas e bem calórico. Procure adicionar granola, entre outros cereais, farinhas enriquecidas e até o açúcar mascavo em alguns alimentos.

Por fim, o consumo de carboidratos simples, como o pão branco, arroz comum, entre outros, e complexos, como arroz e pão integrais. Isto porque as fibras presentes nos integrais proporcionam saciedade.

Dicas para abrir o apetite

Uma boa estratégia para abrir o apetite é começar pelos alimentos líquidos: vitaminas batidas com leite ou sucos podem ser combinadas com diferentes frutas e acrescidos de iogurte. Lembre-se de comer a cada duas ou três horas.

A apresentação das refeições é muito importante para abrir o apetite: pratos atraentes, saborosos e variados aguçam o paladar. Utilize temperos e ervas para melhorar o sabor e aroma dos alimentos.

Estadão
FOTO GOOGLE