width=

huvas fortes e de forma ininterrupta caíram na capital alagoana e provocaram alagamentos, principalmente na região do Centro de Maceió, no entorno da Avenida da Paz, nesta quinta-feira (1). Também houve registro do avanço do mar na Ponta Verde e em Ipioca. Alguns estabelecimentos foram afetados.

O meteorologista da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Vinicius Nunes Pinho, disse que a previsão para essa sexta-feira (2) é de diminuição no volume de chuvas em todo estado de Alagoas.

“Ontem, emitimos um aviso meteorológico que é vigente até a manhã de hoje (2). O aviso é devido à instabilidade sobre o leste de Alagoas e Oceano Atlântico, que deve provocar chuvas de intensidade moderada e algumas pancadas intensas. Esse aviso meteorológico vale para o Litoral e Zona da Mata’’, explica o metodologista.

Segundo Nunes, o alagamento na divulgados nas redes sociais e portais de notícia na região da Avenida da Paz pode ter sido causado por algum problema de drenagem na região. “Choveu menos de 50 mm nas últimas 24h em Maceió. É uma chuva dentro da normalidade para essa época do ano, esse ano mesmo já foram registradas chuvas muito mais intensas que essa e não teve o impacto que essa chuva vem tendo. O que nos causa uma certa estranheza . A única explicação que eu vejo para isso é algum problema sério na drenagem da região associado com a maré de sizígio’’, ressalta.

Os meteorologistas ainda salientam que essas chuvas previstas, não trazem risco de transbordamento para as principais bacias hidrográficas do Estado e não impactarão nos níveis das lagoas. No entanto, pancadas intensas podem provocar pequenos alagamentos em áreas vulneráveis com deficiência de drenagem.

A Sala de Alerta segue fazendo o monitoramento meteorológico e novas atualizações podem ser enviadas a qualquer momento.

Fonte: Tribuna Independente / Lucas França