Conhece o broto de alfafa? Esse alimento é cada vez mais usado pela culinária brasileira no preparo de saladas, sanduíches, risotos e até chás e sucos detox. Além de saboroso, possui vários nutrientes essenciais para o organismo.

Ação desintoxicante

Uma das principais vantagens é a ação desintoxicante no organismo, ajudando a eliminar impurezas e toxinas por meio da urina. Isso acontece por conta de diversas substâncias presentes no alimento, tais como a clorofila – conhecida por desintoxicar o fígado e melhorar o funcionamento do órgão.

Auxílio na menopausa

Esse é um dos benefícios mais conhecidos do alimento. Isso acontece por conta da alta concentração de fitoestrógenos, substâncias vegetais que têm ação semelhante ao hormônio estrogênio. Como no período da menopausa a mulher passa por certa instabilidade hormonal, o broto de alfafa alivia os sintomas decorrentes da variação de hormônio.

Fonte de vitaminas A, C, E e D

Muitos não sabem, mas o broto de alfafa também é considerado um alimento bem nutritivo. A vitamina A, por exemplo, é conhecida por auxiliar na saúde dos olhos, combatendo doenças relacionadas à visão (como a degeneração da mácula). Já a vitamina C fortalece a imunidade e atua como importante antioxidante, combatendo os radicais livres.

A vitamina E, por sua vez, também tem ação antioxidante, sendo fundamental para a saúde da pele, unhas e cabelos. Outra considerada essencial é a vitamina D, pois auxilia na saúde dos músculos e regula os níveis de cálcio e ferro no sangue.

Estadão
FOTO GOOGLE