A romã não faz parte da lista das frutas mais consumidas do Brasil. Entretanto, são inegáveis seus benefícios para a saúde. Seus componentes nutricionais poderosos podem, até mesmo, ajudar a retardar o envelhecimento precoce das células.

Benefícios da romã para a saúde

Estômago

Além das folhas, a casca da romã é usada para problemas digestivos, como a diarreia. A dica é beber um chá feito à base de suas folhas, ou na forma de suco.

Coração

O suco de romã, ingerido regularmente sem açúcar ou outros aditivos, é ótimo para manter o bom fluxo de sangue no corpo. Isso diminui os riscos de problemas no coração, como ataques cardíacos e derrames, por exemplo.

Cérebro

Principalmente em mulheres em fase de menopausa, o consumo da fruta ajuda a superar sintomas relacionados à depressão. A romã também melhora as funções cognitivas, reduzindo a possibilidade de desenvolver o Alzheimer.

Dentes

Quer um sorriso bonito? Coma romã! O sumo da fruta, juntamente com as propriedades antibacterianas e antivirais, ajuda a reduzir os efeitos da placa bacteriana e protege contra várias doenças orais.

Melhores maneiras de consumir

Como toda boa fruta que se preze, a capacidade e versatilidade de consumo da romã geram diversas possibilidades culinárias.

Desde crua, ao natural, comida integralmente, com casca e sementes, em formas de chás e sucos ou, até mesmo, acompanhando saladas e doces, o alimento pode potencializar ainda mais seus nutrientes quando unidos a outros bons ingredientes.

Estadão
FOTO GOOGLE