Os quase oito anos da gestão de Rui Palmeira na prefeitura de Maceió, estão chegando ao final e o futuro dele dependerá do resultado das eleições de 2020. Vale ressaltar que Rui, ao término do seu segundo mandato de prefeito de Maceió, ficará durante dois anos sem cargo eletivo, sendo imprescindível eleger seu sucessor para fortalecer o projeto político do seu grupo para as eleições de 2022.

Até o presente momento Rui Palmeira não oficializou seu candidato para a sua sucessão. Dentro dos quadros do PSDB se comenta a possibilidade do vereador Eduardo Canuto, hoje secretário municipal, ser uma das opções. Canuto na eleição de 2018 foi o quinto mais votado em Maceió para deputado federal, obtendo uma votação de 20.526 votos. A deputada federal Tereza Nelma seria uma outra opção. Nelma na última eleição foi a terceira mais votada para deputada federal, em Maceió, com 31.629 votos. Hoje ela está muito afinada politicamente com o senador Rodrigo Cunha, o qual atualmente é presidente estadual do PSDB.

Fora dos quadros do PSDB existe, mais uma vez, a possibilidade de uma aproximação de Ronaldo Lessa com o prefeito Rui Palmeira na construção de uma aliança política para que aquele venha a ser seu candidato, contudo, esta possibilidade é remota.

No meio político se comenta acerca da possibilidade de Rui Palmeira deixar o PSDB e se filiar ao PODEMOS, contudo, em recente entrevista concedida ao Jornal Gazeta de Alagoas, Palmeira desmentiu sua saída do partido e confirmou que o PSDB terá candidatura própria nas eleições de 2020.

Marcelo Palmeira, vice de Rui, esteve sempre presente em todas as ações da prefeitura e acima de tudo teve a lealdade como sua marca registrada. Seria uma ousadia de Rui Palmeira renunciar ao seu mandato de prefeito faltando seis meses para a eleição; quando a partir daí Marcelo Palmeira seria efetivado no cargo de prefeito e disputaria a candidatura para prefeito de Maceió apoiado por Rui. Pode parecer até uma utopia, porém seria uma grande sacada e um ato inédito nas eleições de Maceió. Com a efetivação de Marcelo Palmeira no cargo de prefeito de Maceió, ele ganharia visibilidade e musculatura política, entraria no jogo e seria um candidato forte e com real possibilidade de vitória, porém para que esta situação venha a acontecer, é necessário que Rui seja ousado, como diz o slogan do programa da TV : Rui, no fim você decide…

CADA MINUTO