A escadaria da Ladeira da Catedral já vinha arrancando olhares e despertando a atenção de maceioenses e turistas desde sua inauguração, em março deste ano. Só que nesta segunda-feira (19) ela recebeu também destaque nacional. É que uma fotografia tirada da escadaria pela arquiteta Evelyne Cruz, foi primeiro lugar num concurso nacional de fotografia promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Cultural (Iphan).

O concurso recebeu fotografias de vários pontos do país em comemoração ao Dia Nacional do Patrimônio Histórico, celebrado no dia 17 de agosto. As fotos foram divulgadas nas redes sociais do Iphan e passaram por votação nacional.

“Eu vi no Instagram do Iphan que eles estavam fazendo [o concurso]. Essa ação em comemoração ao Dia do Patrimônio Histórico, dia 17. E aí eles lançaram essa campanha de destino patrimônio cultural, para locais que ainda não são patrimônio cultural, mas que poderiam vir a se tornar. Era um concurso de fotografia e eu tinha um monte de fotos da escadaria e resolvi mandar. De maneira bem despretensiosa. O conteúdo eu já tinha, selecionei três fotos e mandei. Na quinta-feira ficamos sabendo que tinha sido uma das 36 em nível nacional e começamos a correria da votação. A Prefeitura ajudou bastante divulgando nas redes sociais e aí a gente ficou em primeiro lugar”, diz a arquiteta.

Segundo Evelyne Cruz, autora da foto e participante do projeto da escadaria, a satisfação com o reconhecimento é inigualável.

“Para mim é um presente para a alma. Estou muito feliz porque a gente lutou muito por esse projeto. É um projeto que tem várias pessoas envolvidas e o primordial, a gente queria acalentar a alma dos maceioenses, porque isso virou uma referência no Centro, as pessoas se reconhecem. Fiquei muito feliz e a escadaria nos deu muitas ideias para o futuro”, comenta.

“Não poderia ser diferente”, diz idealizadora do projeto

Evelyne diz que a empresa dela, a Oikos, já realiza revitalização em grotas no Benedito Bentes e que já há a ideia de realizar outro projeto no porte da escadaria para o ano que vem. “Já estamos selecionando, falando com parceiros, são muitas propostas. É o que a gente gosta de fazer e um retorno para a empresa”, acrescenta.

Para Fábio Palmeira, do movimento Todos pela Cidade, o reconhecimento veio como confirmação de um trabalho bem desenvolvido. Segundo Fábio, projeto e execução foram 100% gratuitos e envolveram a participação de 1.700 voluntários. Todo o material utilizado foi fruto de doação.

“Em meio a aproximadamente 40 fotos belíssimas do Brasil inteiro a escadaria teve o destaque. Viram que o trabalho realmente merecia, porque ali houve uma participação coletiva. Houve envolvimento da iniciativa privada, poder público, sociedade civil, e para nós já se tornou sinônimo de patrimônio cultural como destino. Tanto é que já fomos procurados por empresas de turismo, rede hoteleira, guias turísticos para incluir a escadaria na rota turística do Centro de Maceió. Isso já consagra de fato a escadaria como patrimônio cultural e isso tudo é importantíssimo”, destaca Palmeira.

Também idealizadora do projeto, Carolina Garabini destaca que o 1º lugar “não podia ser diferente” diante de tanto esforço somado.

“Penso desde o início que um projeto feito com mais de 1.700 voluntários não poderia passar desapercebido. Outras escadarias pelo mundo são realizadas por um único artista e pagas. Essa foi voluntária 100%. Com materiais que iriam pro lixo. Todos os azulejos doados pela construção civil. E espero muito mais. Espero que ela receba casa vez mais visitas e seja repercutida mundialmente em homenagem a todos aqueles que estiveram ajudando sem querer nada em troca”, conclui.

Fonte: Tribuna Independente