Doenças mentais crônicas, como a depressão e a bipolaridade, podem ser originadas por abalos pessoais, genética ou, até mesmo, nem ter razões aparentes. Mas um novo estudo aponta que esses transtornos podem estar relacionados a um outro aspecto pouco debatido: o ar que respiramos.

Os pesquisadores concluíram que a poluição do ar está associada ao aumento de riscos de transtornos psiquiátricos. Para eles, os poluentes afetam o cérebro humano a partir de neuroinflamações, causando sintomas relacionados à depressão e ao transtorno bipolar.

Qualidade do ar e saúde mental

A poluição do ar foi responsável pelo crescimento de aproximadamente 27% no diagnóstico de depressão.

Por sua vez, o diagnóstico de bipolaridade aumentou 6% em regiões com má qualidade do ar. Em contraste, locais com uma boa qualidade do ar tiveram uma redução de quase 22% no diagnóstico do transtorno.

Cientistas ligam as informações obtidas ao efeito que o ar pode proporcionar. Para eles, espaços com uma boa qualidade do ar também tendem a deixar os indivíduos com sensações mais agradáveis.

Questões raciais e saúde mental

Os estudiosos também avaliaram a questão racial com a ocorrência das doenças mentais.

Pessoas brancas apresentaram maiores taxas de depressão e bipolaridade. Por outro lado, negros tiveram níveis mais altos de esquizofrenia e epilepsia.

R7.COM