O Francisco de Assis Rodrigues Miranda, 59 anos, ou simplesmente Assis, como é conhecido no futebol, completa, neste domingo (25), incríveis 30 anos de dedicação e amor ao CRB. Foi no dia 25 de agosto de 1989 que o massagista do Galo começou a sua trajetória no clube regatiano.

Natural de Campina Grande-PB, com rápidas passagens por CSE e São Domingos, Assis chegou ao Galo e começou a construir uma história rica e repleta de exemplos de dedicação em prol das cores vermelho e branco. Nessas três décadas, ele viveu alegrias, tristezas e se tornou um símbolo da torcida regatiana.

Emocionado pela passagem dos 30 anos no clube do coração, Assis não consegue explicar direto o que significa o CRB em sua vida. “É um sentimento muito forte, que faz parte da minha vida de uma forma tão intensa que não consigo explicar com palavras. Não sei o que seria da minha vida sem o CRB. E o amor que tenho por este clube transcende tudo que você imaginar. Agradeço muito a Deus por me permitir viver 30 anos de um amor tão lindo com o clube e com a torcida regatiana”, disse o massagista, ao site oficial do Galo.

Feliz por completar uma marca tão importante, ele fica ainda mais feliz em ver o quanto o CRB evoluiu neste tempo. “Rapaz, nesses 30 anos passamos por muitos momentos difíceis. De meses de salários atrasados a não ter nada da dispensa do clube. Hoje é tudo rigorosamente em dia e temos um CT maravilhoso para trabalhar, eu toda vez que vejo o que temos hoje me emociono muito”, declarou.

Ele lembrou que o presidente do CRB, Marcos Barbosa, pegou o Regatas quase falido, mas que hoje a situação é bastante diferente: “Ele transformou o clube em um lugar onde todos querem trabalhar. Isso dá muito orgulho”.

“Causos”

Assis demonstra sua fé em Deus e é dono de histórias engraçadas dentro do CRB: “Não seríamos nada sem a nossa fé”
FOTO: Gustavo Henrique/Ascom CRB
Todo torcedor regatiano sabe bem: ver Assis à boca do túnel significa que o CRB vai entrar em campo. Ele aparecia no campo, em uma época onde só a torcida rival ficava nas grandes arquibancadas, não temia, olhava para os regatianos, mesmo de longe, e erguia os braços dizendo: “Lá vem o Galo!”. E a massa vermelha e branca ia junto e vibrava para receber o time.

E como 30 anos não são 30 dias, Assis é dono de histórias engraçadas que fazem dele um personagem único no futebol brasileiro. Uma delas aconteceu em 1995, quando o Galo enfrentava o Remo pela Série B em Belém-PA. Pressão dos paraenses no Baenão, foi então que Assis tirou da cartola fingiu ser sudo e mudo para entrar em campo várias vezes a fim de paralisar a partida, fingindo que não escutava o apito do árbitro. “Como eu fui xingado naquele dia, mas valeu a pena, conseguimos o empate”, recorda o velho e querido massagista do time regatiano.

Em outro “causo”, durante uma partida válida pela semifinal do Alagoano, contra o Coruripe, o CRB vencia por 2 a 1 e o jogo estava nos minutos finais. Vendo o Galo ser pressionado e já tendo entrado em campo várias vezes, Assis entrou em campo e caiu intencionalmente, fingido ter quebrado o braço. “Saí aplaudido de campo e o melhor, ganhamos o jogo”, orgulha-se.

Para o volante Ferrugem, além de ser um grande profissional, o carisma que Assis possui faz com que o ambiente de trabalho seja o melhor possível. “É muita resenha o tempo todo. Tem que ficar atento, senão ele te prega uma peça. Um grande ser humano e que merece atingir uma marca fantástica dessa”, afirma.

Marcos Barbosa também fez questão de enaltecer a importância de ter um profissional deste nível no clube. “Conhece o CRB como poucos e é um exemplo para os mais novos. É fundamental ter no nosso dia a dia uma pessoa que conhece o peso da nossa camisa”, observa.

Fé e promessas

Outra característica marcante de Assis é sua fé. Sempre que o CRB alcança uma conquista importante, ele está pronto para pagar uma promessa que fez. Segundo ele, é emocionante ver que o torcedor fica perguntando qual a promessa feita antes de cada competição. “Nós não seríamos nada sem a nossa fé. Então, cada vez que somos abençoados eu pago com alegria a promessa feita”, garante.

Questionado se tem promessa feita para o fim deste ano, Assis revela que sim, mas mantém segredo e não diz qual é essa promessa. “Se Deus nos presentear com algo grande este ano, com certeza pagarei a promessa que fiz”, afirma.

Por Fernanda Medeiros com Ascom CRB