O outrora pacato e desconhecido vilarejo de Barra Grande, em Maragogi, tem se destacado ultimamente no cenário nacional pela tranquilidade de suas praias e belas belezas de suas piscinas naturais, que atraem centenas de turistas todos os dias. Mas nos últimos quatro meses, os pescadores de Barra Grande e, sobretudo, aquilo que estão pescando, também tem chamado bastante à atenção. Neste fim de semana um pescador, Reginaldo de Melo Neto, de 39 anos, pescou em suas redes a rara lagosta azul, só que dessa vez no mar de Peroba, praia vizinha a Barra Grande.

Em abril deste ano, três pescadores, José Ricardo, Henrique e Edgar foram autores da captura de uma lagosta azul, fato que ganhou repercussão nacional. Na época, José Ricardo afirmou que não era a primeira vez que tinham pescado o raro crustáceo e sim já a terceira vez, sempre área de pedras no mar de Barra Grande.

Neste fim de semana foi à vez de outro pescador pegar mais um raríssimo exemplar do crustáceo. José Reginaldo de Melo Neto, de 39 anos, morador de Barra Grande, pegou a lagosta na praia de Peroba. José Reginaldo pesca desde os 10 anos de idade e afirma que foi a primeira vez que suas redes trazem uma lagosta azul.

A lagosta azul (palinurus echinatus) é um crustáceo raro. Segundo especialistas consultados pelo UOL, não há registros científicos da espécie no Brasil, já que as lagostas azuis das quais os pesquisadores têm conhecimento são de espécies, que não existem no Brasil, e sim do Atlântico Norte.

TRIBUNA HOJE