Navio Oceanográfico “Antares” (NOc Antares) estará aberto à visitação pública, no Porto de Maceió, nos dias 8 e 11 de setembro, das 14h às 17h. A embarcação estará atracada na capital alagoana de 7 a 12 deste mês.

O navio foi adquirido na Inglaterra e incorporado à Marinha Brasileira em 6 de junho de 1988 e, juntamente com os Navios Hidroceanográficos e Hidrográficos da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), tem por propósito dar prosseguimento aos levantamentos oceanográficos e hidrográficos da área marítima de interesse do Brasil.

A missão do navio Antares é “efetuar levantamentos Hidroceanográficos, a fim de contribuir para o apoio à Aplicação do Poder Naval e à Segurança da Navegação na área marítima de interesse para o Brasil e, ainda, contribuir para a execução de Projetos Nacionais de pesquisas em Águas Jurisdicionais Brasileiras e dos resultantes de compromissos internacionais”.

A embarcação está retornando da Barra Norte do Rio Amazonas, onde realizou estudos oceanográficos, junto com o Navio Hidrográfico “Sirius”, de 8 de julho a 27 de agosto. A previsão é que o navio atraque no estado do Rio de Janeiro em 19 de setembro.

Para visitação, a Capitania dos Portos recomenda que sejam evitadas crianças menores de 5 anos e pessoas com dificuldade de locomoção.

SERVIÇO

Evento: Visitação pública no Navio Oceanográfico Antares

Local: Porto de Maceió

Data: 8 e 11 de setembro

Horários: 14h às 17h.

Por Jamylle Bezerra com Capitania dos Portos