Gabriel Barbosa, um Menino da Vila, se verá diante do clube que o revelou pela primeira vez na carreira. Às 17h deste sábado, na decisão do primeiro turno do Brasileirão, o camisa 9 estará do lado do líder Flamengo frente ao Santos, vice-líder, no Maracanã. O encontro das equipes de Jorge Jesus e Jorge Sampaoli, muito aguardado, promete mexer com as emoções dos mais de 61 mil rubro-negros e santistas que comparecerão ao estádio, e, porque não, do atacante.

Desde as primeiras aparições do atacante pelo Santos, em 2013, então com 17 anos, muita coisa aconteceu. Gabriel Barbosa conquistou dois Paulistas, por exemplo, foi artilheiro da Copa do Brasil (três vezes), do Brasileirão, conquistou o Ouro Olímpico pelo Brasil em 2016, foi vendido à Inter de Milão (ITA), “bateu” na Europa… e voltou à Vila em 2018. Depois, reforçou o Flamengo neste ano.

Entre os muitos dias marcantes da carreira do anida jovem centroavante, está o dia 21 de agosto de 2013, quando Gabriel Barbosa, com 17 anos, fez algo que se acostumaria a fazer depois: balançou a rede adversária pela primeira vez.

Foi contra o Grêmio, na Vila Belmiro, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O técnico Claudinei Oliveira, hoje no Goiás, foi quem acionou o “Menino da Vila”, mas, ao LANCE!, revelou que o garoto não seria nem relacionado para o duelo.

– O primeiro gol dele foi uma história curiosa. Ele não estava convocado para o jogo. Quando chegamos ao vestiário para o duelo contra o Grêmio, o Victor Andrade relatou aos nossos médicos que tinha tomado uma medicação e ela era doping. Não podíamos contar com ele. O Gabriel seria uma opção, ele estava lá (na Vila Belmiro) e foi participar da preleção. Perguntei ao Gabriel se ele estava com chuteira, mas não lembro se usou a chuteira de alguém. Ele se trocou e foi para o jogo – relatou Claudinei Oliveira, antes de completar:

– Eu fui iluminado, porque haviam outros jogadores. No momento que precisou colocar atacante optei pelo Gabriel. Achei que o estilo de jogo dele encaixaria bem. Ele entrou e fez o gol no Dida. Foi uma bola cruzada, rasteira e direto para o gol. No jogo da volta ele atuou, fez gol, mas, infelizmente, estava impedido.

Na época, o LANCE! contou a história do Gabriel Barbosa, herói do Santos no dia 21 de agosto de 2013. Você confere a matéria clicando aqui. O Peixe, como disse Claudinei Oliveira, contudo, acabou eliminado. Na partida de volta, em Porto Alegre, o Grêmio venceu por 2 a 0 e avençou às quartas de final da Copa.

Agora, como jogador do Flamengo, Gabriel Barbosa é o atual artilheiro do Brasleirão, com 15 gols em 18 rodadas disputadas – o atacante jogou 14. O camisa 9, nas graças da Nação, contará outra vez com o apoio vindo das arquibancadas do Maracanã – todos os 61.120 ingressos foram vendidos de forma antecipada. A bola rola às 17h deste sábado com a liderança “em jogo”.

GAZETAWEB.COM