A Prefeitura de Maceió lançou, nesta quarta-feira (18), o programa Educa Maceió, que vai atender a 50 escolas e beneficiar mais de 7 mil estudantes da rede de ensino municipal. Durante o lançamento, na Esmal [Escola Superior da Magistratura de Alagoas], o prefeito Rui Palmeira (PSDB) revelou que a iniciativa terá investimento de R$ 1,6 milhão, recurso da própria prefeitura, resgatando outro programa que não estava sendo executado.

“Mais uma ação importante sobre Educação. Estamos iniciando esse trabalho com recursos próprios. Antes ele era com o aporte do governo federal, com o programa Mais Educação, que não vinha acontecendo. Então, a prefeitura resolveu assumir para manter a educação integral em 50 escolas da rede municipal”, explicou o prefeito.

Segundo ele, a iniciativa do governo federal foi suspensa em março de 2019, devido aos cortes anunciados pelo Ministério da Educação (MEC), na política adotada pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL).

“A gente sabia que não era razoável deixar essas crianças ao relento. Elas passariam a ficar vulneráveis. E, por isso, queremos o maior número de horas possível dentro da escola. Precisamos manter esse trabalho e atender essas cinquenta escolas”, destaca.

Rui Palmeira ressaltou a melhora nos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e atribuiu os resultados positivos aos investimentos feitos na área, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

“O foco é o investimento em Educação, por isso, estamos com uma série de ações nesta pasta”, concluiu.

Durante a solenidade de lançamento, os estudantes da Escola Municipal Professora Hevia Valeria Maia Amorim fizeram uma paródia para celebrar o retorno do programa.

Por Clariza Santos e Thiago Gomes