Atendendo a uma solicitação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas (Sinteal), Núcleo Regional Agreste, o presidente da Câmara Municipal de Arapiraca, Jario Barros, acatou o pedido da entidade, para realizar uma Audiência Pública, na noite desta quarta-feira (18), no plenário da Casa Vereadora Herbene Melo, para debater o calendário de pagamento dos professores e demais servidores aposentados.

Também foi discutida a atuação do IMPREV e dos recreadores infantis.

Participaram dos debates, representando o prefeito Rogério Teófilo, a vereadora licenciada e secretária de Articulação Política, Professora Graça, o presidente do Núcleo Regional do Sinteal do Agreste, Professor Paulo Henrique, o presidente do IMPREV, Valdson Cleber Ernesto Bezerra e o vereador Fábio Henrique, que foi convidado pelo presidente Jario Barros, para secretariar os trabalhos.

O primeiro a usar a palavra, foi o diretor do Sinteal, Professor Paulo Henrique, que iniciou o debate, defendendo que haja uma maior atenção por parte da administração municipal, para que os aposentados, não tenham prejuízos com o atraso no calendário de pagamento, porque segundo ele, a categoria tem contas a pagar e não pode ser penalizada por falta de atenção da administração municipal.

Ele também falou, sobre os recreadores, defendendo que se encontre uma maneira de incentivar os profissionais com gratificações,uma vez que não pode haver o enquadramento deles como professores.

O Professor Paulo Henrique, também manifestou a preocupação com o não pagamento do décimo terceiro salário para os aposentados, argumentando que se agora já se atrasa o pagamento, imagine o décimo terceiro salário.

O presidente do IMPREV, Valdson Cleber Bezerra, ao fazer uma explanação sobre a atuação do órgão, disse que tanto a administração munucipal como o IMPREV, tem interesse em resolver o problema e confirmou a existência de irregularidades em várias aposentadorias, detectadas em uma auditoria interna.

Ele garantiu ainda, que todos os esforços estão sendo feitos pelo prefeito Rogério Teófilo e o órgão, para encontrar as soluções desses problemas.

Por sua vez, a secretária de Articulação Política, Professora Graça, ao falar sobre os recreadores infantis, defendeu o incentivo através de uma gratificação na chamada compensação salarial com uma Função Gratificada (FG), afirmando que é interesse do prefeito, resolver essas questões.

Ela descartou a possibilidade, conforme o presidente do Sinteal, havia manifestado a sua preocupação com o não pagamento do décimo terceiro salário, afirmando que não tem dúvida de que os aposentados receberão o dinheiro na data certa e concluiu dizendo,que tanto a administração municipal, quanto a própria Câmara Municipal, apoiam os professores em suas reivindicações.

O vereador Léo Saturnino, disse que não está havendo o menor interesse do prefeito Rogério Teófilo, em resolver o problema.

Segundo ele, se houver interesse, essas questões seriam resolvidas e ninguém sairia perdendo.

O vereador Fábio Henrique, disse que é contrário as duas datas de pagamento dos aposentados, uma dia 30 e a outra, dia 10, o que no seu entender, prejudica quem tanto trabalhou e contribuiu com seu trabalho.

A vereadora Gilvania Barros, ao falar sobre a unificação da Previdência Privada e Previdência Financeira, disse que é mais fácil resolver a questão dos recreadores com a gratificação sugerida nas discussões.

Segundo ela, tudo depende de boa vontade e isso está acontecendo com o prefeito Rogério Teófilo, que já tem manifestado o seu desejo em resolver os problemas apresentados pelo Sinteal.

O vereador Rogério Nezinho, disse que não está vendo o menor interesse da administração municipal em atender as reivindicações do Sinteal e muito menos, dos professores aposentados, que tanto dedicaram suas vidas e que hoje, passam por situações difíceis com o atraso no calendário de pagamento.

Alguns professores se pronunciaram, onde criticaram a falta de interesse da administração municipal, principalmente quanto a uma data específica para o pagamento.

A Professora Juraci Pinheiro, disse que não acredita nas promessas da administração municipal e classificou a categoria de sequelados, devido ao tempo em que passaram nas salas de aula, onde adquiriram algumas doenças.

O Professor Domício, disse também não acreditar nas afirmações dos representantes da administração, porque queria mesmo, eram ações benéficas para a categoria.

A Professora Micheline, criticou as administrações anteriores do IMPREV, afirmando que órgão, serviu como a Casa da Mãe Joana, porém, voltou atrás em suas colocações e disse que dirigentes antigos, só queriam se beneficiar com o órgão.

No final, o presidente Jario Barros, disse que o Poder Legislativo, estava aberto para discutir todos os problemas da sociedade e conclamou o povo, a acompanhar as sessões do Legislativo, às terças e quintas-feiras, para acompanhar as atividades dos parlamentares.

CADA MINUTO