Só Rodrigo Cunha (PSDB) supera JHC (PSB) para a Prefeitura de Maceió em 2020. Ao menos é o que aponta a última pesquisa do Instituto Paraná, divulgada na última segunda-feira (16). Quando o nome tucano é outro, o socialista é o mais citado pelos entrevistados.

Segundo o Paraná Pesquisas, foram entrevistadas 800 pessoas entre os dias 13 a 17 de março deste ano. O índice de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro de 3,5%. Foram apresentados cinco cenários, sendo três estimulados, um espontâneo e um só com nomes do PSDB.

Os melhores colocados foram JHC (PSB), o ex-governador e ex-deputado federal Ronaldo Lessa (PDT), Alfredo Gaspar, procurador-geral de justiça de Alagoas e o senador Rodrigo Cunha (PSDB).

No primeiro cenário estimulado da pesquisa, JHC lidera com 31,6%. O ex-governador e ex-deputado Ronaldo Lessa (PDT) aparece em segundo lugar com 15,1%; e Alfredo Gaspar, em terceiro, com 9,1%. Neste cenário, presidente da Câmara Municipal de Maceió, Kelmann Vieira (PSDB), figura em penúltimo lugar, empatado com Ricardo Barbosa (PT), ambos com 0,9%. Marcelo Palmeira (PP), vice-prefeito, somou 2,7%.

No segundo cenário da pesquisa, também estimulado, se trocou o nome do PSDB. Agora é Eduardo Canuto, vereador afastado por exercer a função de secretário municipal de Governo. Agora, JHC 31,1%; seguido por Ronaldo Lessa com 14,6%; e Alfredo Gaspar com 9,1%. O tucano teve desempenho melhor que seu colega de legenda e presidente da Câmara Municipal, aparecendo em sexto lugar com 3,8%. Marcelo Palmeira obteve 2,6%.

Já no terceiro cenário, o senador Rodrigo Cunha supera JHC, com 29,5% contra 22,1%. Já Ronaldo Lessa obteve 11,5% e Alfredo Gaspar, 6,6%. Marcelo Palmeira aparece em sétimo lugar com 2,1% das intenções de voto.

SÓ PSDB

No cenário só com nomes do PSDB, os números foram: Rodrigo Cunha com 61,4%, Eduardo Canuto com 12,8% e Kelmann Vieira com 2,7%.

ESPONTÂNEO

No cenário espontâneo o atual prefeito Rui Palmeira (PSDB), que não pode ser candidato porque já exerce seu segundo mandato, foi o mais citado com 8,2%. JHC, 1,7%; Cícero Almeida, 1,6%; Renan Filho, 1,4%; Rodrigo Cunha, 1%; e Ronaldo Lessa, 0,5%. Alfredo Gaspar não foi citado.

Fonte: Tribuna Independente