Estudantes do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) do Campus Viçosa realizam uma ‘vaquinha’ online em busca de apoio financeiro para poder competir na etapa final da Olimpíada GeoBrasil, um evento científico que ocorre na Unicamp em Campinas (SP), entre os dias 18 e 20 de outubro.

Através das arrecadações online e com a venda presencial de rifas para uma cesta de doces, que ajudará a custear a estadia das meninas no interior do estado paulista, as garotas da equipe “Terráqueos Curiosos” precisam juntar, sozinhas, a quantia de R$ 5.897,79.

Após receber a notícia de terem sido selecionadas na etapa presencial do concurso, as alunas do terceiro ano Lara Vitória Silva Santos Barros, Júlia Eulália Leite de Oliveira e Aryanne Gomes de Almeida decidiram que “não iriam desistir de maneira alguma” e resolveram iniciar arrecadações de maneira própria.

Para Lara Vitória, uma das integrantes da equipe, ter conseguido a oportunidade de representar a sua instituição de ensino é uma sensação imprescindível e que desperta grandes expectativas.

“[Estou] Muito feliz e orgulhosa! É um prazer imenso representar o estado, meu colégio. Nossa equipe está com grandes expectativas para a etapa final.”, revelou.

Até o momento, as alunas conseguiram juntar a quantia simbólica de R$ 160, o que representa, aproximadamente, 2% do valor necessário. Para solidarizar-se com a causa e contribuir, basta clicar no enderenço indicado e selecionar a opção “contribua”.

Olimpíada GeoBrasil

A Olimpíada GeoBrasil é uma competição de nível nacional que desafia os conhecimentos de jovens alunos do ensino médio e/ou fundamental, fazendo-os testar suas habilidades na Olimpíada Brasileira de Geografia e na Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra, que fazem parte do mesmo evento.

Montando uma equipe com o apoio de mais um professor, os participantes são submetidos a passar por três fases on-line a partir da data determinada pelo evento. Caso a equipe participante seja aprovada, os membros serão convocados a participar da fase presencial na Unicamp em Campinas, em São Paulo.

Contudo, realizar as etapas da prova, mesmo online, não foi tarefa fácil. Nossas conterrâneas da equipe “Terráqueos Curiosos” destacaram as dificuldades em poder vencer cada etapa.

“Nós realizamos três provas em conjunto, proporcionadas na plataforma digital da Olimpíada GeoBrasil. Foi complicado, pois somos de cidades diferentes, então, tínhamos que marcar reuniões em horários contrários da aula, e se preparar para passar o dia na escola. Porém, nós ficamos motivadas o processo inteiro. Não esperávamos por esse resultado, apesar de termos estudado muito.” revelou Lara.

Todos os que forem aprovados na fase presencial realizada na segunda quinzena de outubro terão a oportunidade de serem treinados para participar da International Geography Olympiad em 2020, em Istambul, na Turquia.

Por Felipe Guimarães | Portal Gazetaweb.com