os servidores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) decidem, nesta quarta-feira (25), a adesão à Greve Nacional da Educação de 48h, prevista para os dias 2 e 3 de outubro. A assembleia geral extraordinária está agendada para às 14 horas, na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas (Sintietfal), no Centro de Maceió.

De acordo com a categoria, a greve é uma resposta “aos ataques do Governo Bolsonaro, como o corte de verbas e o programa Future-se”, e defende a educação pública, gratuita e de qualidade.

A proposta do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefese) é de que, nas primeiras 24 horas da greve, aconteçam atividades nas instituições de ensino, abrindo as portas para toda a população.

No segundo dia, ainda conforme a proposta do Sinasefese, é que ocorram manifestações unificadas em todo país com a defesa das estatais que estão ameaçadas de privatização, a exemplo da empresa Correios.

A Assembleia também vai discutir o atual cenário e a escolha de delegados para a 161ª Plenária do Sinasefe. Tendo como tema os ataques à Rede Federal, a defesa das liberdades democráticas e a luta pela legalização do aborto, a 161ª Plenária do Sinasefe acontecerá nos dias 28 e 29 de setembro, no Hotel San Marco, em Brasília.

Por Clariza Santos, com assessoria do Sintietfal