A apneia do sono pode aumentar o risco de transtornos do humor, de acordo com pesquisadores da Coreia do Sul. O estudo foi publicado no períodico científico JAMA Otolaryngology. A apneia obstrui as vias áreas durante o sono, sendo um dos principais distúrbios do sono.

Participaram da pesquisa 197 homens e mulheres coreanos diagnosticados com apneia do sono e 788 sem o problema. Nenhum dos 985 participantes haviam sido diagnosticados com depressão, bipolaridade ou transtorno de ansiedade generalizado antes do início do estudo. Eles foram acompanhados pelos pesquisadores durante nove anos.

A pesquisa concluiu que pessoas que sofrem de apneia do sono têm quase três vezes mais chance de serem diagnosticadas com depressão e quase duas vezes de serem diagnosticadas com ansiedade em comparação com o grupo de controle.

De acordo com o relatório, mulheres com apneia do sono se demostraram mais propensas que homens com a mesma doença a desenvolver transtornos de humor. O estudo não investigou o motivo dessa associação.

R7.COM