A primeira edição do Governo Presente de 2019 chega esta semana na região Agreste, beneficiando milhares de alagoanos. Pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), além de atividades pedagógicas, nesta quinta-feira (3), às 9h30, será feita a entrega da reforma da Escola Estadual Rotary, seguida da assinatura da ordem de serviço para a construção da biblioteca do Centro de Educação Integrada (CEI), às 11h30, ambas em Arapiraca. Já no sábado (5), às 11h30, haverá assinatura da ordem de serviço para a construção de mais uma nova escola estadual, no município de São Sebastião.

Sem reformas desde sua inauguração, em 1988, a Escola Estadual Rotary foi totalmente recuperada e abre as ações Seduc neste Governo Presente, beneficiando mais de 250 alunos do fundamental II, 6º ao 9º ano. Além da recuperação de todo piso, hidráulica e elétrica, restauração de cozinha, banheiros, secretaria, laboratório de informática e sala dos professores, a unidade ganhou novo almoxarifado e espaço para guarda de arquivos, pintura, portas e janelas, estas já gradeadas. Além disto, todas as salas foram climatizadas, impactando diretamente na aprendizagem, fazendo com que crescesse o interesse dos alunos em permanecerem na escola.

Outra importante ação será a assinatura da ordem de serviço da biblioteca do CEI Professor Mário César Fontes, também em Arapiraca. Inaugurado em 2018, o complexo atende três unidades de ensino da rede estadual – as escolas Izaura Antônia de Lisboa (Epial), Pedro Reis e Quintella Cavalcanti, e já dispõe de piscina, quadra poliesportiva e pista de atletismo, e, em fase de construção, o híbrido entre auditório e teatro, que abrange uma área de 1.045,62 metros quadrados e contará com 503 lugares. Agora, também iniciará a obra da sua biblioteca, a qual terá mais de 730m² de área construída, beneficiando centenas de estudantes e comunidade.

Atividades Pedagógicas – A Seduc também estará com programação pedagógica especial. Nos dias (3 e 4), estas ações estarão concentradas no Circuito da Cidadania, no município de Craíbas, onde a população prestigiará: atividades lúdicas na área da robótica, Brinca Ciências, contação de história “A natureza”, a matemática com Sudoku. Nestes mesmos dias, teremos o planetário com ações de astronomia e palestras sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), respectivamente no ginásio e auditório da Escola Estadual Nossa Senhora da Conceição.

Também, nos dois dias (3 e 4), em Arapiraca, a Seduc disponibiliza Supletivo Online, na Escola Estadual Pedro Reis para a comunidade que ainda não concluiu o Ensino Fundamental. Os interessados devem comparecer ao local portando os seguintes documentos: RG e CPF. E, na Escola Estadual Izaura Antônia de Lisboa, no dia 4, mesa redonda com diálogos sobre a Educação Básica em Alagoas.

Encerrando a programação, no sábado (5), em São Sebastião, a assinatura da ordem de serviço de mais uma nova escola da rede estadual, somando-se às seis que estão em fase de construção, em Marechal Deodoro, Rio Largo, Campo Alegre, Delmiro Gouveia, Senador Rui Palmeira e Junqueiro.

A nova unidade, que terá capacidade de atender até 780 alunos, contará com 12 salas de aula, auditório, biblioteca, sala de informática, laboratório, salas para Grêmio estudantil, diretoria, coordenação, professores e secretaria, refeitório, cozinha, banheiros, quadra coberta e campo society.

*com informações da Agência Alagoas