Maceió está rosa para o Outubro Rosa, campanha de prevenção e combate ao câncer de mama. Nesta terça-feira (1º), a Prefeitura de Maceió e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveram o lançamento oficial da campanha. A solenidade aconteceu na sede do órgão, localizada no Centro.
“Este ano, o Maceió Rosa busca incentivar o autoconhecimento e o olhar individualizado de cada pessoa sobre o próprio corpo”, disse a primeira-dama, Tatiane Palmeira, que acrescentou que o slogan da campanha é ‘Quem tem amor próprio se cuida’ e que buscará conscientizar as mulheres a se prevenirem contra o câncer de mama. “A gente sempre tem um desafio a cada campanha e a gente sabe que todo ano podemos fazer melhor”, concluiu.
As mulheres de 50 a 69 anos podem procurar unidades de saúde mais próximas. Para este ano, a marca mudou; agora, além de ser um coração, a letra “O” na palavra “Rosa” refere-se a um bico de peito para remeter a memória da mulher à busca do autoexame.
O prefeito de Maceió, Rui Palmeira, disse que três bairros vão receber ações. São eles: Benedito Bentes, Levada e Centro. “Nós vamos ter as feiras nesses bairros. Vamos levar diversas ações, consultas e marcações de exames para estimular que as mulheres busquem fazer o autoexame. Maceió não poderia ficar de fora dessa campanha, que é mundial, para lembrar a importância do Outubro Rosa”, defendeu.
Com início em 2014, a campanha está na 6º edição e a primeira-dama demonstrou otimismo em relação à campanha. “O totem, que ficar na orla, foi pintado de Rosa e luzes rosas foram colocadas na praia. A corrida Rosa foi confirmada para o dia 12 de Outubro (sábado) à noite e toda a renda da corrida irá para instituições parceiras”, completou Tatiane.
A prefeitura planejou eventos durante todo o mês, como palestras de conscientização; feiras de serviço; ações de saúde; distribuição de panfletos; atividades de esporte; cultura e lazer e debates temáticos.
Nas cinco edições foram realizadas 21.452 mamografias. Participam da campanha instituições como a Mama Renascer e Casa Rosa, que são as parceiras. Há também dois modelos de camisa, com os emblemas: “Eu me cuido” e “Eu tenho amor próprio”, que custam R$ 30 e podem ser encontradas no em lojas do Parque shopping, Maceió shopping e, também, em redes das instituições parceiras.
São 31,90% casos para cada 100 mil mulheres da capital alagoana. Desses, a maioria é detectada pelo autoexame. Mais de 65% dos casos são detectados dessa maneira.
No dia 23 de outubro, acontece o auge da campanha, que é o dia de mobilização geral na cidade. O secretário Municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, disse que cuidar da saúde é fundamental. “Neste mês, trazemos esse cuidado e atenção para a mulher, lembrando que a prevenção e o diagnóstico precoce podem salvar vidas”, celebrou.
A abertura oficial contou com apresentação cultural do coral Em Canto e com a ilustre presença da drag queen Paty Maionese, mostra de experiências exitosas realizadas nas unidades de saúde da capital, e depoimento das servidoras sobre a superação do câncer de mama.
GAZETAWEB.COM