O direito à cidade para mulheres será tema do Encontro de Pensadores Urbanos de Alagoas (EPU/AL) nos próximos dias 16, 17 e 18 de outubro, no auditório do Centro Universitário Tiradentes (UNIT), no bairro Cruz das Almas, em Maceió. As inscrições já estão abertas aqui e seguem até a abertura do evento, que é vinculado ao ONU-Habitat e acontece pela primeira vez no estado.

De acordo com uma das organizadoras, Kalyne Oliveira, a ideia de que o homem público é honra enquanto a mulher deve ser enclausurada é provada no aumento dos números de violência e assédio sexual nos transportes coletivos ou nas ruas.

“Percebe-se a diferença de acesso delas, que é limitado e restrito. Pressupondo que a cidade é um espaço de dominância masculina, bem como suas interações nele. A temática de direito à cidade para mulheres abordará estratégias para construção de desenhos de cidades mais inclusivas e democráticas que reforcem a emancipação feminina no urbano”, explicou.

De forma gratuita, as palestras, mesas-redondas e oficinas abordarão temas relacionados a mais dois eixos, sendo eles: Mobilidade e Resiliência Urbana (saiba mais sobre cada um abaixo). Os estudantes inscritos terão direito a certificado de até 33 horas complementares.

O professor de Arquitetura e Urbanismo, Renan Silva, salientou que o evento visa colocar em discussão os problemas e as potencialidades das cidades, os desafios enfrentados e como as pessoas podem atuar para solucionar os problemas.

“O Primeiro Encontro de Pensadores Urbanos de Alagoas irá colocar temas de relevância para a vida nas cidades para que os participantes possam discutir. Teremos mesas redondas, bate-papos e uma série de atividades que visam pensar em soluções para melhorar a vida nas cidades”, afirmou.

O público também poderá participar da 4ª edição da Jane’s Walk Maceió, no dia 19 de outubro. A caminhada foi criada em Toronto, no Canadá, e segue os preceitos da jornalista e ativista urbana Jane Jacobs. As inscrições podem ser feitas de forma gratuita aqui.

O I EPU/AL é um dos dois eventos escolhidos no Brasil pela Urban Thinkers Campus, que é uma iniciativa da campanha mundial do ONU-Habitat. Além de ser uma parceria entre o UNIT e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Confira a programação do evento:

Manhã: 9h às 12h – Mesas redondas e palestras;

Tarde: 14h às 17h – Oficinas;

Noite: 18h às 21h – Momento de descontração.

Conheça os três eixos tema do I Encontro de Pensadores Urbanos de Alagoas:

Eixo 1 – Mobilidade:

O tópico busca discutir os deslocamentos do dia a dia em relação às condições espaciais, as distâncias que afetam a população, o sistema viário e como isso reflete na qualidade de vida da população.

Eixo 2 – Direito à Cidade:

O eixo discute como criar espaços mais democráticos ao utilizar instrumentos do Estatuto da cidade. O gênero, a inclusão social e as políticas públicas são assuntos abordados dentro do Direito à Cidade.

Eixo 3 – Resiliência Urbana:

A temática debate as noções de desenvolvimento e crescimento urbano, na qual questões como os processos de gestão de emergências e a resposta imediata à adversidade são levadas em consideração.

* Com informações da assessoria de comunicação.

GAZETAWEB.COM