A Semana das Crianças no Colégio Maria Montessori, no bairro da Gruta, em Maceió, é sempre especial, com muitas atividades recreativas e lúdicas voltadas para os pequenos. Mas uma, em particular, deixa os alunos do Ensino Infantil boquiabertos e encantados: o Teatro de Pais, quando papais e mamães se transformam em personagens de uma linda história e se apresentam para os filhos em um cenário montado no Miniginásio do Colégio. Uma megaprodução pensada e toda executada por eles.

Este ano, a peça foi escrita pela mãe Manuela Calheiros e contou a história da Dona Carochinha, que ficou sabendo que no Colégio Maria Montessori estavam contando para as crianças histórias diferentes das tradicionais – como Chapeuzinho Vermelho, o Gato de Botas e A Bela e a Fera. Ela então resolve ir até o colégio conhecer essas novas histórias e acaba se encantando com tudo o que vê. A peça contou com muitas cores e muita música, uma verdadeira festa. Teve até pipoca para acompanhar!

Para escrever o texto, Manuela usou os livros trabalhados em sala de aula, como paradidáticos, com os alunos da Educação Infantil. “Isso é o mais interessante. Toda a história gira em torno dos livrinhos lidos na escola, que fazem parte do dia a dia das crianças”.

Antes de começar, um misto de ansiedade e de empolgação podia ser visto nos olhos de papais e mamães, que deixaram os afazeres profissionais de lado para ficar um pouco mais próximos dos filhos. Os pais da pequena Nina Barreto Ferraz, do Maternal I, são um exemplo. Mesmo trabalhando no interior de Alagoas, eles se esforçaram para participar dos ensaios e estar presentes nesse dia tão especial.

“A nossa ideia foi fazer uma surpresa, dar esse presente para a Nina, e acho que ela vai ficar encantada. Nós dois trabalhamos no interior e foi um pouco complicado estar aqui, participar dos ensaios. Mas nós fazemos todo sacrifício pelos filhos. Os ensaios foram muito legais e foi bom demais conhecer os outros pais. Formamos uma verdadeira comunidade escolar”, contou a mãe Camila Barreto, que atuou na peça como narradora da história.

O pai Marcos Rivereto, dos alunos João Pedro e Leonardo Rivereto, contou que o objetivo da peça é mostrar que a vida passa, todos crescem, mas a criança que existe dentro de cada um, continua viva. “Meu personagem é o jardineiro do livro ‘Aniversário do Rei’. É uma pessoa que transmite a bondade e presenteia com o que pode, que é uma flor”, revelou.

No desenrolar da peça, a cada nova entrada de personagem, a fisionomia nos rostinhos das crianças mudava, sempre tentando desvendar qual o próximo pai ou mãe que entraria em cena. Para Louise Melo, mãe dos pequenos Davi Leão e Lucas Leão, da turma do Jardim II, a apresentação do Teatro de Pais é algo muito gratificante. “Um momento em que nós temos contato com a cultura e aprendemos a encenar, tirar a timidez. É também uma forma de homenagear os nossos filhos, retribuindo as apresentações que eles fazem no Dia das Mãe e no Dia dos Pais, por exemplo. Foi tudo feito com muito carinho”, destacou.

Pela segunda vez participando do evento junto com a esposa, o papai Mário Fortes, do pequeno João Paulo, do Maternal II, também falou em homenagear o filho. “É algo diferente, uma oportunidade que temos de interagir com esse mundo infantil, de ficar mais próximos dos filhos e fazer parte desse processo. É também uma forma de fazer uma homenagem a eles”, pontuou.

As apresentações aconteceram nos turnos da manhã e da tarde, envolvendo cerca de 100 pais e mães, além de professoras, que também se transformaram em personagens da história. Ao final da apresentação, pais e filhos se encontraram para cantar, dançar e celebrar mais um momento que, com toda certeza, ficará guardado na memória afetiva de ambos para todo o sempre.

GAZETAWEB.COM