Como podemos encarar o uso da tecnologia na Odontologia?

É uma revolução em direção ao desenvolvimento da odontologia. Diagnósticos e planos de tratamento extremamente confiáveis. Inúmeros equipamentos modernos já estão modernizando a Odontologia, trazendo avanços tanto no diagnóstico quanto no tratamento, sem abrir mão de uma excelente experiência do dentista, que se beneficia em muito com essa evolução, assim como os seus pacientes. Dentro da Odontologia, é normal se referir a essa evolução de “Odontologia Digital”.

Você poderia falar mais sobre o Scanner intra-oral e como ele muda o cenário dos tratamentos em si?

O Scanner intra-oral é um equipamento parecido com uma câmera intra-oral fotográfica, substitui com muitas vantagens a técnica de moldagem convencional; rápido, confortável, preciso e claro, sem a sensação desagradável que alguns materiais de moldagem tradicionais provocam. Através de uma varredura completa da boca, dos dentes e gengivas, vai sendo criada na tela do computador a imagem escaneada, em tempo real. Essa imagem, é a base para o diagnóstico digital, além das radiografias digitais e tomografias computadorizadas.

A partir da obtenção dessa imagem, o dentista pode usar programas modernos para simular os tratamentos mais diversos: Ortodontia com precisão e visualização de resultados finais de movimentação, planejamento virtual de cirurgias para implantes, próteses e as famosas lentes de contato (facetas de porcelana)

Essa “boca 3D” pode ser visualizada em todos os ângulos, são captados todos os movimentos e permite ao dentista simular a mordida e oclusão do paciente. Não é somente um registro estático, todas as funções são avaliadas.

Todo esse arsenal de informações permite ao profissional utilizar a técnica CAD-CAM. CAD= COMPUTER AIDED DESIGN, projeto assistido por computador, CAM= COMPUTER AIDED MANUFACTURING, manufatura do projeto assistido por computador. No CAD, utilizamos os programas específicos para cada procedimento e criamos a simulação que é avaliada pelo paciente, o qual vê o resultado final na tela do computador, tanto uma movimentação ortodôntica quanto uma faceta de porcelana, antes de aprovar o tratamento. Até características de tonalidade e cores do dente são aferidas nos programas, auxiliando muito na exatidão dos resultados.

A partir do CAM definido, podemos passar para o próximo processo, o CAD, que é transformar o virtual em real. Para cada especialidade, diferentes estruturas são criadas pelo computador. No caso de um tratamento Ortodôntico, diversos modelos são impressos em impressoras 3D, cada um com uma micro movimentação até o resultado final. Sobre esses modelos são confeccionados os Alinhadores Ortodônticos, dispositivos removíveis, praticamente invisíveis e confortáveis. As impressões 3D também servem como base para confecção de aparelhos ortopédicos, próteses extensas, reconstruções de áreas ósseas danificadas, guias de implantes…

Nos casos de laminados cerâmicos (lentes de contato dentárias) e elementos menos extensos como coroas totais de porcelana é utilizada uma máquina de fresagem compacta que através de comandos feitos pelo computador “esculpem” o trabalho em um bloco de cerâmica, o qual após a fresagem é caracterizado e preparado para ser imediatamente instalado no dente preparado. Existem indicações e situações aonde o processos de escaneamento, projeto e manufatura podem ser realizados em um dia, uma revolução e tanto! Menos tempo, mais precisão, controle e toda previsibilidade que a tecnologia pode oferecer.

Toda essa evolução, reforçando, depende de profissionais altamente habilitados para esses procedimentos.

TERRA.COM