Para otimizar o embarque nos coletivos do Sistema Integrado de Mobilidade de Maceió (SIMM), a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) adotou o Cartão Bem Legal. Com a iniciativa, usuários dos ônibus urbanos da capital passaram a dispor de mais praticidade, segurança e diversos outros benefícios oferecidos pela Prefeitura.

Uma das vantagens da bilhetagem eletrônica é pagar metade da tarifa de ônibus aos domingos graças ao Projeto Domingo é Meia. O benefício é exclusivo para os usuários que possuem o Cartão Bem Legal na modalidade Cidadão.

“O Domingo é Meia sem dúvidas é uma das grandes ações da atual gestão municipal, pois permite que o cidadão que tenha em mãos um Cartão Bem Legal Cidadão se desloque pela cidade aos domingos pagando sempre metade da tarifa do ônibus”, afirma o titular da pasta de Transportes e Trânsito de Maceió, Antônio Moura.

Para quem pretende chegar ao destino final com menos paradas durante o trajeto, a Prefeitura de Maceió disponibiliza as chamadas viagens semiexpressas. Atualmente, quatro linhas de ônibus realizam esse tipo de serviço.

Para o embarque em uma linha semiexpressa, é necessário que o usuário tenha em mãos o Cartão Bem Legal de qualquer modalidade, pois o veículo só aceita a bilhetagem eletrônica e não conta com a presença de um cobrador. A iniciativa torna o embarque mais rápido e a viagem mais veloz. Para facilitar a identificação, os ônibus semiexpressos são sinalizados com um adesivo indicando o tipo da viagem e informando que o coletivo só aceita o pagamento da tarifa via Cartão Bem Legal.

“Quem utiliza a bilhetagem eletrônica acelera o processo de embarque, já que só precisa posicionar o cartão em frente ao validador para que a passagem na catraca seja liberada. Além dessa praticidade, isso garante mais segurança, já que os passageiros não precisam transportar dinheiro”, reforça Moura.

A integração temporal também é outro benefício para os que utilizam o Cartão Bem Legal em qualquer modalidade. O serviço possibilita que o passageiro embarque em até dois ônibus, pagando apenas uma tarifa. Para que a vantagem seja obtida, é necessário respeitar o prazo máximo de até 90 minutos, que começa a ser contado a partir do momento em que o cartão passa no validador do primeiro veículo. O usuário também deve ficar atento ao sentido de direção do coletivo.

Mais benefícios

Recentemente, a Prefeitura também passou a disponibilizar viagens exclusivas para quem possui o Cartão Bem Legal. Ao todo, 16 linhas de ônibus já existentes ganharam novos horários para transportar passageiros que possuem o cartão. O objetivo da iniciativa é proporcionar mais agilidade e praticidade na hora do embarque, além de mais segurança, já que reduz a circulação de dinheiro nos coletivos. Pelo CittaMobi, o maceioense pode conferir os horários das viagens exclusivas para quem possui o cartão.

Como emitir o Bem Legal Cidadão

Para adquirir o Cartão Bem Legal Cidadão é necessário que o interessado apresente RG, CPF e comprovante de residência. O cartão pode ser emitido, gratuitamente, nos postos localizados na Rua Buarque de Macedo, no Centro; na entrada do Conjunto Cleto Marques Luz, no bairro do Tabuleiro do Martins; na Central Já! do Maceió Shopping, em Mangabeiras, e nas ações itinerantes da SMTT em diversos bairros de Maceió.

TRIBUNA HOJE