Nos últimos dias vem se ventilando nos bastidores da política local a possibilidade da filiação do presidente da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), Marcelo Victor – atualmente no Solidariedade (SD) – no Democratas (DEM). Ela realmente existe, porém, o presidente da legenda em Alagoas, José Thomaz Nonô negou que houve convite, mas apenas conversas.

“A gente conversa. Até porque ele é meu amigo, seria muito prazer e é uma coisa que vem da época que ele ainda era vereador. O que eu conversei com ele é o que conversei com vários outros. Lhe interessa sair ou lhe interessa ficar? Com o Marcelo eu tenho conversado muito, porque o acho um político hábil, tem uma posição de força na Assembleia. Não acredito que os deputados façam movimentações antes da eleição municipal, devem fazer depois, mas pra isso quanto antes a gente conversar melhor, pois nada impede de que eu converse com eles”.

À Tribuna, Nonô explicou que vem fazendo sondagens com todos os deputados e vereadores os quais ele acredita que no futuro possam ir para o DEM. Ele pontuou ainda que sabe que alguns políticos estão mal acomodados em alguns partidos e que por isso vem conversando com alguns nomes. Ele negou que haja uma articulação via Brasília para a ida de Marcelo Victor para o DEM. Nos bastidores, a informação que circulava era de que o presidente nacional da legenda, ACM Neto, estaria articulando a filiação do presidente da Assembleia Legislativa do Estado junto ao Democratas.

“Não existe articulação nenhuma em Brasília. Até porque qualquer uma que houver tem que passar necessariamente por mim. Como eu tenho livre trânsito com todos, nada impede de eu perguntar e essa pergunta eu tenho feito se eles se interessam de vim para o DEM. Portanto, estou discutindo quadros proporcionais. Não foi formulado convite nenhum a ninguém”.

Em contrapartida, Marcelo Victor disse à Tribuna Independente que houve o convite, mas que não tem nada certo ainda.

“Quem me convidou foi o presidente estadual José Thomaz Nonô com quem eu tenho relações pessoais muito próximas”.

Atualmente, o Democratas conta com apenas uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), por meio do mandato do deputado Davi Maia, que faz oposição ao governo.

Presidente do diretório municipal do DEM, o deputado estadual Davi Maia comentou a possível ida de Marcelo Victor para o partido. Ele disse que o fato ainda está no campo da especulação, mas que tem um bom relacionamento com o colega de parlamento da ALE.

Davi Maia diz que tem bom relacionamento com Marcelo Victor e que linhas ideológicas são diferentes (Foto: Ascom/ALE)

“Tem que esperar fechar, saber se ele vem ou não. Tenho um bom relacionamento com ele na Assembleia, porém a linha ideológica é outra. Sou o presidente do DEM municipal, aqui [em Maceió] é executivo não é provisório, tenho mandato ainda durante a eleição de prefeito. Acho que por enquanto não iria mudar muita coisa, mas tem que ver se isso se confirma e sai do campo da especulação”, argumentou o parlamentar em contato com a reportagem da Tribuna.

INICIATIVA POPULAR

Nesta terça-feira (15), a Comissão de Distribuição de Alimentos (CDA) lança a primeira lei de iniciativa popular de Alagoas com o apoio do deputado Davi Maia (DEM). O projeto visa garantir uma porcentagem do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) para o Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA). O lançamento será no auditório da Assembleia Legislativa, às 9h.

Com o tema “Ligando o Agricultor Familiar a Quem tem Fome”, o projeto de lei deve arrecadar 21 mil assinaturas. Para o deputado Davi Maia, a ação vinda das associações tem um peso importante. “Achei muito importante a iniciativa das associações para uma causa tão necessária”, garante. [Com assessoria]

Fonte: Tribuna Independente