O sonho de um boleiro se configura desde a infância, quando a bola corre pelos campos de terra batida e o foco de se tornar profissional não sai da cabeça. Justamente tendo esta meta a se cumprir, cerca de 300 garotas de Alagoas, Paraíba, Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco estiveram presentes na peneira realizada pela Federação Alagoana de Futebol (FAF) em parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), nesta quinta-feira (17), no Estádio da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

Na ocasião, olheiros de Palmeiras, Corinthians, CSA e União Desportiva Alagoana (UDA) estiveram presentes e observaram de perto a qualidade de cada garota disposta a alçar voos mais altos no futebol feminino do Brasil.

“Oportunidade é a palavra que simboliza a CBF Social. Damos oportunidade para professores aprenderem sobre futebol, ensinamos como ensinar jovens e adolescentes a jogarem futebol. Damos oportunidade a meninas que sonham em jogar futebol em clubes”, declarou Diogo Netto, gerente do programa da CBF.

Alagoas é um bom celeiro de jogadoras de futebol. Além de Marta, eleita pela Fifa a melhor jogadora do mundo por seis vezes, a Terra dos Marechais conta também com a atacante Geyse, do Benfica e da Seleção Brasileira. A atacante Brenda, ex-UDA, é outra que surge como promessa e tem sido convocada para a Seleção de base.

Apegando-se a este bom retrospecto, Vitória Silva, que atua como volante, esteve na seletiva e reiterou que o sonho é de chegar onde as estrelas alagoanas chegaram. “É um sonho não somente meu, mas como também de muitas meninas, que é jogar na Seleção Brasileira”, falou.

A gana pela realização do sonho é vibrante e nem sequer o preconceito social à prática esportiva é capaz de diminuir o ímpeto de Vitória, que viu na peneira a oportunidade de despertar o interesse em um grande clube. “Uma oportunidade dessa é muito importante e não podemos desperdiçar. Ainda bem que muita gente tem consciência e sabe que futebol feminino é muito difícil e consegue trazer um evento como este para Alagoas”.

A 3ª edição do CBF Social contou com a ilustre presença de Mariléia dos Santos, conhecida como Michael Jackson, ex-atacante da Seleção. Com mais de 30 anos jogando bola profissionalmente, ela foi a camisa nove do Brasil durante 12 anos, e brilhou no futebol italiano jogando no Saad e Torino.

“Eu sou uma das primeiras no futebol feminino. Quando comecei a jogar futebol era proibido, mas nem a lei da proibição me intimidava. E o futebol faz parte da minha vida. Então, hoje você ver nesse projeto com tantas meninas, mostra que hoje elas são livres e podem realizar sonho sem impedimentos.

A eterna 9 da Canarinha, assim como Pelé, acumula mais de 1.000 gols na carreira, porém, com uma leve vantagem. Edson Arantes soma 1.281 gols, já Mariléia tem um total exorbitante de 1.574 tentos assinalados.

Por Mauricio Manoel e Debora Rodrigues