Técnicos da Câmara Municipal de Maceió estão trabalhando para restabelecer o site https://www.maceio.al.leg.br e o portal da transparência daquele poder que foram invadidos por hackers pela segunda vez, somente esta semana.

Quem tentou acessar o endereço eletrônico teve o link direcionado para uma página contendo uma foto e uma mensagem, provavelmente hackeada pela legião Anonymus, conhecida mundialmente por estes tipos de invasões.

Em nota, a assessoria de comunicação da CMM avisou que está atuando no sentido de reverter o quadro o quanto antes e reforçar a segurança no sítio eletrônico.

Na página redirecionada, surge um personagem com a máscara característica do grupo Anonymus, segurando um cartaz com uma mensagem em inglês sempre direcionada ao governo. A tela também consta umas frases e uns códigos. Veja abaixo:

Stamped By Andr4x and Dkvizowna

Nós estamos aqui pra fazer, oque os outros não tem coragem

feliz dia das Crianças xD #OpAgainst_Gov

Salve Especial Para : DemonSad

We Are RussianSec

Stroniqz – H4lkzSec – Dkvizowna – Andr4x

Confira a nota da CMM na íntegra:

A Câmara Municipal de Maceió lamenta a invasão ao site e ao portal da transparência do poder legislativo municipal, afinal eles são importantes instrumentos de aproximação com a população e mecanismos de controle dos gastos públicos. Estamos atuando para restabelecer o sítio eletrônico e reforçar a segurança para que um dos maiores sites em volume de informações do Norte e Nordeste não fique vulnerável a ações criminosas.

Quem são os Anonymus

De acordo com a Wikipédia, Anonymous (adjetivo de origem inglesa, que em português significa anônimo ou anônimos) é uma legião que se originou em 2003. Representa o conceito de muitos usuários de comunidades online existindo simultaneamente como um cérebro global.

Na sua forma inicial, o conceito tem sido adotado por uma comunidade online descentralizada, atuando de forma anônima, de maneira coordenada, geralmente em torno de um objetivo livremente combinado entre si e voltado principalmente a favor dos direitos do povo perante seus governantes.

A partir de 2008, o coletivo Anonymous ficou cada vez mais associado ao hacktivismo, colaborativo e internacional, realizando protestos e outras ações, muitas vezes com o objetivo de promover a liberdade na Internet e a liberdade de expressão. Ações creditadas ao Anonymous são realizadas por indivíduos não identificados que atribuem o rótulo de “anônimos” a si mesmos.

Por Thiago Gomes | Portal Gazetaweb.com