Dezenas de ambulantes foram retirados de duas ruas, por equipes de fiscais, durante a segunda etapa do reordenamento do centro de Maceió, na manhã desta terça-feira (29). Os vendedores foram retirados das Ruas da Alegria e Boa Vista e colocados em um trecho da Rua das Árvores. São cerca de 100 feirantes cadastrados junto à Prefeitura para vender frutas e verduras na região.

Conforme explicou o secretário adjunto de Segurança Comunitária e Convívio Social, Dogival Ferreira, há uma semana, os ambulantes foram comunicados sobre o reordenamento. “Eles entenderam a situação. Os que estavam nas duas ruas foram realocados para a Rua das Árvores. Todos estão de um lado só, deixando um espaço maior para caber outros ambulantes. Isso está sendo feito de maneira pacífica e ordeira”.

Secretário adjunto fala sobre mais uma etapa do reordenamento
FOTO: Tatianne Brandão
O gestor explicou, no entanto, que a transferência para a Rua das Árvores é temporária, até que a reforma do Mercado da Produção seja finalizada. Apesar disso, Dogival afirma que não tem data para que isso aconteça.

O reordenamento teve início no mês de agosto deste ano, com a retirada dos ambulantes do calçadão. A próxima etapa vai compreender a retirada dos feirantes da rua onde passam os ônibus. “Vamos realizar essa etapa quando tudo estiver organizado por aqui. Posteriormente, vamos ordenar outras ruas para deixar a vida do comerciante mais estruturada, além do fluxo de pedestres e veículos”, salientou o secretário.

Ao todo, mais 40 fiscais atuaram para reforçar os trabalhos. “Os fiscais foram contratados para reforçar esse monitoramento em todo o Centro e evitar que as ruas sejam novamente ocupadas”, reforçou Dogival.

Em entrevista à Gazetaweb, o feirante José dos Santos – que trabalha há mais de 10 anos na Rua das Árvores – achou a mudança benéfica para todos. “Foi melhor reorganizar do que retirar todo mundo daqui. Melhor que colocar no Mercado da produção, pois o local é ruim, tem ratos e não tem movimento”.

O receio de ir para o Mercado, situado no bairro da Levada, também toma conta da ambulante Josefa Santos. Segundo ela, a clientela é garantida na região do Centro. “Eu concordo com a retirada dos ambulantes do calçadão. Lá não é local de comercializar frutas e verduras”, afirmou a feirante.

Calçadão do Comércio foi palco da primeira etapa do reordenamento

GAZETAWEB.COM