A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vai alterar e interditar o trânsito em frente ao Cemitério Municipal Pio XII, no bairro Baixa Grande, neste sábado (2), dia de Finados, das 5h às 19h.

A visita ao cemitério mais antigo e maior de Arapiraca é tradição das famílias arapiraquenses, principalmente no dia de Finados. O fluxo de veículos e a movimentação de pessoas começaram desde a última quinta-feira (31).

Os comerciantes temporários, que se estabelecem em tendas nesse período, também já movimentam as vendas de flores, velas e alimentação. Devido ao grande fluxo de pessoas, a SMTT irá interditar o trecho da Rua Expedicionários Brasileiros em frente ao Pio XII.

Para o prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo, o dia de Finados é uma tradição para as famílias católicas e, por respeito a todas as famílias arapiraquenses, a prefeitura estará dando o suporte necessário para que a visita aos cemitérios transcorra de maneira tranquila e em segurança.

“A SMTT vai intensificar a disciplina no trânsito para que as famílias possam visitar os túmulos dos entes queridos com absoluta tranquilidade”, afirmou o prefeito Rogério Teófilo.
Segundo o titular da SMTT, Ricardo Teófilo, o órgão disponibilizará mais de 20 agentes de autoridade de trânsito para trabalhar no monitoramento e disciplinamento do trânsito nas imediações do cemitério.

A SMTT vai interditar o trecho da Rua Expedicionários Brasileiros, em frente ao cemitério, entre as ruas Manoel Ferreira de Brito e Júlio Paixão da Silva, que ligam os bairros Eldorado e Baixa Grande.

“Estamos trabalhando para melhorar a ida das famílias que irão ao Pio XII visitar seus entes queridos e precisam estacionar seus veículos nas ruas aos arredores do cemitério, assim como, ter um tráfego disciplinado e seguro”, destacou Ricardo Teófilo.

Viaturas e barreiras

Os agentes de trânsito vão utilizar barreiras e terão apoio de viaturas entre motos e carros (Águias e VTRs), para auxiliar o trânsito e garantir a segurança de condutores e pedestres.
O diretor de Fiscalização da SMTT, Genival Bezerra Lima, ressaltou que as equipes de fiscalização de trânsito irão trabalhar em cinco barreiras e estarão prontas para orientar a população durante todo o período de visitação ao cemitério.

“A interdição do trecho em frente ao cemitério vai beneficiar a todos que estiverem trabalhando e visitando o Pio XII, durante todo o dia de sábado”, declarou Genival Barbosa.
Ele disse ainda, que a SMTT também vai interditar as ruas no entorno do Cemitério Pio XII com o apoio de cinco viaturas e quatro motos. O trânsito ficará fechado no primeiro trecho da Rua Manoel Ferreira de Brito (em frente à Casa dos Velhinhos), da Rua Expedicionários Brasileiros até a Rua Maria Xavier de Melo, no bairro Cavaco.
Já na parte do bairro Baixa Grande, a interdição acontecerá entre as ruas Júlio Paixão da Silva e José Domingos Santos, nas proximidades da Rua Expedicionários Brasileiros.

CADA MINUTO