Os condutores que costumam trafegar pela Avenida Major Cícero de Góes Monteiro, no bairro Bebedouro, em Maceió, devem ficar atentos neste domingo (3), tendo em vista que a via será parcialmente interditada, das 18h às 21h, para a continuação dos estudos de sísmica contratados pela Braskem.

A análise complementar tem o objetivo de contribuir para o entendimento da estrutura geológica da região. A empresa responsável pelos estudos é a norte-americana Panamerican Geophysical, especializada em pesquisas geofísicas e reconhecida internacionalmente.

O estudo de sísmica é um levantamento de dados que tem como objetivo a criação de uma imagem da subsuperfície da área estudada para a identificação de estruturas e camadas geológicas. Seria como um ultrassom, tecnologia aplicada à medicina, de proporções gigantes.

Os dados sísmicos são coletados por meio de equipamentos específicos para geração da onda e para sua medição na superfície. O sismógrafo, utilizado na medição, é composto por um conjunto de sensores e equipamentos eletrônicos que são espalhados ao longo da área de estudo, de maneira a proporcionar imagens que podem ter escalas quilométricas.

Por Jamylle Bezerra, com Assessoria