Todos os parlamentares precisam – e fazem – divulgar suas ações nos exercícios de seus mandatos e em tempos de redes sociais, este espaço acaba por ser o mais utilizado. Contudo, os valores gastos com a publicidade de suas atividades tem se tornado cada vez maior. No Senado, 10 parlamentares somam 58,7% dos gastos com divulgação das atividades parlamentares. O alagoano Rodrigo Cunha (PSDB) está na 8ª colocação, tendo gastado, entre fevereiro e outubro, R$ 58.678,34.

De acordo com o portal da transparência do Senado, os principais destinos desses recursos são portais de notícias, focados em Maceió e Arapiraca – cidade onde Rodrigo Cunha nasceu –, com valores fixos em R$ 2 mil mensais. Também há pagamentos feitos a uma emissora de TV, a gráficas, impulsionamento em rede social, e empresa de manutenção de sites.

Em média, Rodrigo Cunha gastou R$ 6.075,37 por mês para divulgar seu mandato. Por meio de sua assessoria, ele enfatiza que todos os senadores têm direito ao uso dessas verbas e que tudo foi justificado e publicizado. O parlamentar também destaca o que usou com impulsionamento nas redes sociais: R$ 1.465,34.

“Todas essas informações estão disponíveis no Portal da Transparência e vêm sendo prestadas de forma cristalina por meio de todas as notas fiscais dos serviços contratados e prestados. A divulgação da atividade parlamentar é uma prerrogativa dos senadores, e, mais do que isso, uma obrigação que os políticos eleitos têm de informar à população sobre as ações de seus mandatos para que todos possam acompanhar, opinar e interagir de forma constante”, diz o senador. “A comunicação, se feita de forma eficiente, interage com uma parte significativa da população, mantém as pessoas informadas e ainda permite participação. É uma forma de dar transparência e prestar contas de forma permanente com as pessoas, mantendo o canal aberto”, completa Rodrigo Cunha.

RENAN E COLLOR

Os outros dois senadores de Alagoas, Renan Calheiros (MDB) e Fernando Collor (PROS) possuem valores declarados bem distintos entre si e em relação ao colega tucano. Na página da transparência do ex-presidente da República constam gastos de R$ 24 mil, divididos em duas vezes – nos meses de agosto de setembro –, pagos à HSS Assessoria e Consultoria, empresa sediada em Goiás. Sua suplente, Renilde Bulhões, assumiu o mandato por três meses e gastou R$ 36 mil, também pagos à HSS.

Já o emedebista não declarou quanto gastou na divulgação de sua atividade parlamentar. Algo que não é obrigatório desde que Davi Alcolumbre (DEM) assumiu a presidência do Senado, no início deste ano.

TRÊS PRIMEIROS

Os três senadores que mais gastaram com publicidade até outubro deste ano são: Zenaide Maia (PROS), Vital do Rêgo (PSB) e Mailza Gomes (PP). Todos bateram os R$ 100 mil com esse serviço. Juntos, eles somam R$ 390 mil.

Fonte: Tribuna Independente