Na noite desta sexta-feira (8), filiados ao PT e simpatizantes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva se uniram em ato para comemorar a soltura do ex-presidente, que ocorreu no final da tarde. A concentração aconteceu na Praça Dois Leões, no bairro do Jaraguá, onde também acontece a Bienal Internacional do Livro de Alagoas.

O grupo, com centenas de pessoas, se concentrou em frente à “Barraca da Democracia”, onde foram entoadas canções em apoio ao ex-presidente Lula e palavras de ordem. No local, personalidades da política alagoana, como o deputado federal Paulão (PT), marcaram presença.

“Nesta sexta, aconteceu o restabelecimento do estado democrático de direito. O Supremo Tribunal Federal, devido a essa realidade que estamos atravessando, um processo protofascista coordenado pelo ministro e, na época, juiz, Sérgio Moro, com articulação de parte do MP, coordenado pelo Dallagnol, utilizaram-se de um mecanismo que contraria o direito. E o que foi julgado no Tribunal agora foi a normalidade de preceitos constitucionais da Carta Magna”, afirmou o deputado federal à reportagem do Tribuna Hoje.

O deputado disse também que o processo que condenou o ex-presidente Lula foi viciado e será desmontado. “Lula solto causa um temor muito grande na elite, que cometeu o golpe na época da presidente Dilma, devido à liderança que ele tem no Brasil. É o maior líder popular vivo”, disse Paulão.

O presidente do PT em Maceió, Marcelo Nascimento, também marcou presença no local. “Não só o PT, como também as organizações de esquerda, os movimentos sociais e juristas brasileiros e internacionais renomados têm caracterizado a prisão de Lula como sendo política. Então, a soltura de Lula neste momento vem fazer jus à democracia”, afirmou Nascimento.

O ato foi acompanhado por muitas faixas expressando apoio ao ex-presidente Lula e também por muita música, já que foi seguido por um grupo de maracatu, onde o som dos tambores se misturaram com palavras de ordem e músicas em apoio ao ex-presidente e com críticas ao atual presidente da República, Jair Bolsonaro.

TRIBUNA HOJE

Texto e fotos: Rívison Batista