Uma pesquisa divulgada pelo Procon Maceió, nesta sexta-feira (22), mostrou os preços de eletroeletrônicos e eletrodomésticos para a Black Friday 2019, que acontece no próximo dia 29 de novembro. O objetivo é reforçar a atenção do consumidor diante das promoções anunciadas pelas lojas da capital alagoana.

Confira a pesquisa completa aqui.

Segundo o diretor-executivo do órgão, Leandro Almeida, televisores de 32 polegadas apresentaram um aumento de 16% no preço, enquanto os secadores de cabelo estão 38% mais caros.

“É importante que o consumidor fique atento às campanhas de cada estabelecimento, já que alguns produtos ficam mais caros e depois voltam ao seu valor normal, mas são divulgados como promoção”, alertou.

O levantamento foi feito em cinco lojas de Maceió. Em algumas delas, por exemplo, ar condicionados, fogões e geladeiras registraram aumento no valor. Já os liquidificadores e smartphones tiveram os preços reduzidos em relação ao mês de outubro.

Os produtos analisados foram: televisões, smartphones, caixas de som, máquinas de cortar cabelo, secadores, chapinhas, ventiladores, notebooks, tablets, máquinas de lavar, fogões, cooktops, geladeiras, microondas, batedeiras, liquidificadores, sanduicheiras, fritadeiras elétrica, cafeteiras, e ar condicionados.

Dicas

O Procon Maceió salienta que os consumidores devem preferir realizar as compras em lojas físicas e sempre exigir a emissão de nota fiscal. Também é importante que a política de troca em caso de defeitos ou arrependimento, que não é obrigatória, seja verificada para possíveis necessidades.

As falsas propagandas ainda são alvos de alerta. Dessa forma, segundo o órgão, é preciso redobrar o cuidado com as publicidades, lojas em redes sociais, links e propagandas enviadas por e-mail, SMS ou por aplicativos. A credibilidade do site ou local de compra também precisa ser verificada através de dados como CNPJ, SAC da loja ou páginas de reclamações. O Procon Maceió pode ser procurado para orientar quanto à existência da loja.

“O consumidor deve sempre estar atento à qualidade do produto adquirido, porque pode vir com algum defeito ou falha de difícil percepção. A compra, também, pode ser diferente do que o cliente experimentou ou olhou no mostruário e, neste caso, nem sempre existirá direito à troca. Em caso de arrependimento, há um período de até 07 (sete) dias contados da chegada da mercadoria para a desistência, e pode exigir o dinheiro de volta ou escolher entre crédito e a troca por outro produto”, completou Almeida.

Denúncias

Caso os consumidores detectem alguma irregularidade, o Procon Maceió está aberto para receber denúncias por meio do WhatsApp (82) 98882-8326 ou do e-mail atendimentoproconmaceio@gmail.com.

Além disso, os maceioenses podem também entrar em contato por meio do telefone (82) 3315-3702 ou ser atendidos presencialmente na Rua Pedro Monteiro, nº 47, no Centro, ou nos núcleos do Centro Universitário Cesmac, na Rua Iris Alagoense, 458, no Farol, e na Faculdade Uninassau, na Rua Professor Sandoval Arroxelas, na Ponta Verde.

Com informações da assessoria de comunicação do Procon Maceió.