Trabalhadores rurais anunciaram um ato, para a manhã desta sexta-feira (29), em frente ao Fórum José Jerônimo de Albuquerque, no município de Atalaia, na Zona da Mata alagoana. A mobilização faz parte do Dia Estadual de Luta contra a Violência e a Impunidade no Campo e na Cidade e marca 14 anos do assassinato do líder sem-terra naquela região, Jaelson Melquíades.

A assessoria do MST [Movimento Sem Terra] informou que a manifestação deve reunir camponeses de todo o estado e lideranças religiosas. Está prevista uma cerimônia ecumênica em memória aos que tombaram na luta pela terra em Alagoas e no Brasil.

Jaelson foi dirigente do MST e foi morto durante uma emboscada na Fazenda São Sebastião, em Atalaia, em 29 de novembro de 2005. Ele foi surpreendido por um pistoleiro quando se deslocava de uma atividade, onde foi morto a tiros.

Em agosto de 2016, após muita cobrança dos movimentos de luta pela terra, Heleno Pedro da Silva, considerado o autor material do crime, foi preso e apresentado pela Polícia Civil (PC). Em depoimento, ele negou envolvimento na morte do líder sem-terra.

A liderança do movimento sustenta que o crime foi orquestrado por fazendeiros do município.

“Desde o assassinato de Jaelson, o dia 29 de novembro, para nós, é mais um dia de denunciarmos a violência contra aqueles e aquelas que lutam pelos seus direitos no campo”, destacou José Neto, da direção nacional do MST.

Por conta desse e de outros dois homicídios de sem-terra, a região de Atalaia é considerada uma das áreas mais emblemáticas de conflito de terra no estado.

GAZETAWEB.COM