O município de São Jose da Laje seguindo o calendário de prevenções promovido por diversas ações através da Secretaria Municipal de Saúde dedicou o mês de novembro ao público masculino em orientação a prevenção e diagnóstico do Câncer de Próstata, Novembro Azul.

O projeto Cuidar da Saúde Também é Coisa de Homem realizou atividades voltadas no tocante à campanha de prevenção do câncer de próstata que segundo dados oficiais, anualmente surgem cerca de 70 mil novos casos da doença no Brasil, um novo caso é registrado a cada 7 minutos, causando a morte de quase 14 mil brasileiros por ano em decorrência do câncer de próstata.

Visando divulgar a importância do exame, a Secretaria Municipal de Saúde promoveu durante todo o mês diversas atividades nas UBS – Unidade Básicas de Saúde, e realizou ações com os servidores da Guarda Municipal, Saae e Seinfra, durante os dias 14 e 27 deste mês os trabalhadores tiveram a oportunidade de receber orientações de prevenção e diagnóstico do Câncer de Próstata, que foram abordadas pelos profissionais da saúde, os participantes que compareceram ao encontro puderam explorar mecanismos, ajudando assim na prevenção.

As ações contaram com a presença do Secretário de Infraestrutura do município, João Nuna, o Diretor do SAAE, Serviço Autônomo de Água e Esgoto, Jobson Araújo, além do Vice-Prefeito Dr. Jerciton Júnior e dezenas de trabalhadores do órgãos citados. “Essas ações são fundamentais para quebrar o preconceito que muitos homens tem com o exame de próstata, a falta de conhecimento leva a consequências serias quando a doença é diagnosticada tardiamente, a Secretaria Municipal de Saúde na pessoa da Secretária Ângela Vanessa, está de parabéns pelo trabalho e iniciativa, ações de prevenção ocorrem o ano todo de maneira organizada e efetiva melhorando a qualidade de vida e levando a informação e os serviços de saúde a todos os lajenses”, destacou o Vice-Prefeito Jerciton Júnior.

Contente com a oportunidade de esclarecer todas as dúvidas em relação ao Câncer de Próstata, o servidor público João Pereira, 42 anos, falou sobre a importância do exame. “A gente trabalha todos os dias e nunca para pra cuidar da saúde, fica deixando o tempo passar, assim que soube que iria ter esse evento aqui fiz questão de vim e tirar minhas dúvidas, ouvir quem entende né, cuidar da saúde é muito importante e câncer é coisas séria, tirei todas as minhas dúvidas, gostei muito”, disse o servidor.

A população lajense ao longo da gestão do prefeito Rodrigo Valença vem se surpreendendo com as melhorias e ações realizadas pela saúde do município, a boa estrutura nas Unidades Básicas, modernização do Hospital, e a qualificação dos profissionais de saúde elevam São José da Laje a outro patamar, como um dos melhores serviços públicos em saúde de Alagoas. A Secretária de Saúde do município Angela Vanessa fez um balanço positivo das ações.

“Durante todos os meses seguimos o calendário de prevenção e realizamos diversas ações em conjunto com os demais órgãos do município, o Novembro Azul não poderia se diferente, realizamos durante todo o mês uma vasta programação nas Unidades Básicas através dos profissionais de saúde de cada localidade, e as ações aos trabalhadores que por virtude da rotina do trabalho ficam dispersos e não buscam tanto informação principalmente em relação ao Câncer de Próstata, por isso a ideia desses encontros com os servidores, porque cuidar da saúde também é coisa de homem. E não paramos por aqui, vamos seguir trabalhando e cuidando das pessoas”, finalizou Angela Vanessa, Secretária de Saúde de São José da Laje.

*com SECOM / São José da Laje

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here