Condecoração foi pela contribuição na divulgação e promoção da cultura e do turismo de Maceió

A Câmara Municipal de Maceió realizou na manhã desta quarta-feira (04), sessão solene para outorga da Comenda Desembargador Mário Guimarães à colunista Ana Lúcia Carvalho Vasconcelos, a Aninha Monteiro. A propositora, vereadora Silvania Barbosa (PRTB) justificou a escolha em razão das contribuições da colunista para a divulgação, promoção, registro histórico, cultural e regional de Maceió.

Compuseram a mesa, além da propositora e homenageada, a vereadora Ana Hora (PSD); o procurador federal Lúcio Henrique Kummer; a advogada e diretora do Instituto de Direito Administrativo de Alagoas, Alexandra Berto; e a odontóloga Karine Leite.

Familiares e amigos da colunista estiveram presentes e realizaram breves discursos, destacando a trajetória de Ana Monteiro como mãe, avó, prima e amiga. A fala da própria colunista foi uma viagem pelas dificuldades que enfrentou ao longo de sua vida, seus dramas pessoais e a superação.

“É difícil alcançar reconhecimento e não consigo imaginar nossa Maceió sendo divulgada sem pensar no nome de Ana Monteiro. Somos amigas de longa data, mas nos aproximamos durante minha última campanha e acompanhei mais de perto o trabalho dela e o quanto ela se esforça para propagar as belezas de Maceió. Nossa cidade é linda e às vezes não nos damos conta disso. Entrego essa comenda de coração porque sei que ela merece. Ao longo da minha vida política, acho que não entreguei mais de cinco comendas e hoje Aninha Monteiro entra nessa lista seleta”, relata a vereadora.

HOMENAGEADA – Ana é atual presidente da Associação Brasileira de Colunistas Sociais do Norte e Nordeste (ABRACONE) e vice-presidente da Federação Brasileira de Colunistas Sociais (FEBRACOS), ela também atua na Secretaria de Estado de Comunicação a serviço da Cultura e do Turismo, como ‘embaixadora de Alagoas’.

Além de assinar a coluna eletrônica Tudo que Há, Ana escreve para os jornais Tribuna Independente de Alagoas e Arapiraca, Revista Imprensa, além de integrar assessorias de diversas personalidades políticas e empresariais, e de desenvolver atividades no Instituto Biografias do Brasil (IBB).

Aninha foi uma das primeiras colunistas de Alagoas a atuar na internet e hoje é presença cativa em eventos culturais e sociais em todo o Brasil. “Levo, além da minha brasilidade, a chancela da qualidade que meu nome representa,” destaca a colunista.

COMENDA – A Comenda Mário Guimarães é conferida a personalidades locais e nacionais que tenham, por qualquer meio, prestado serviços relevantes em prol do desenvolvimento de Maceió, em qualquer ramo de atividade.

No fim da sessão o artista de rua e saxofonista, Cris Santos, tocou uma música em homenagem à colunista.

ASSESSORIA / Dicom/CMM