Se a falta de saliva (boca seca) impede você de selar envelopes ou até de falar, consulte seu médico sobre o que poderia estar causando essa secura na boca. Considere o uso de substitutos da saliva, livremente encontrados no mercado, em gel e em spray. Beber uma grande quantidade da boa H2O vai manter sua boca lubrificada, assim como outros truques apresentados aqui.
Qual é o problema

As mucosas da boca se tornam anormalmente secas por falta de saliva. O ressecamento pode ser causado por medicamentos, sobretudo por radiação, quimioterapia e cirurgias envolvidas no tratamento do câncer oral. E, às vezes, é resultado de uma condição chamada síndrome de Sjögren,
em que o sistema imune agride as glândulas produtoras de lágrimas
e saliva.

A boca seca também está relacionada com o envelhecimento: cerca de 40% das pessoas com mais de 65 anos têm esse sintoma. Pelo fato de a saliva proteger contra infecções orais e dentárias, a boca seca pode provocar mau hálito, cáries, ulcerações e infecções fúngicas e bacterianas na boca.
Confira o armário de remédios

Muitos remédios comuns causam boca seca. Leia a bula de qualquer medicamento que você esteja usando para verificar se boca seca é um de seus efeitos colaterais. Se for, pergunte ao médico se você pode mudar para outro medicamento. Entre as drogas que costumam causar o incômodo estão muitos anti-histamínicos e descongestionantes, bem como Prozac (fluoxetina), Norvasc (amlodipina), Paxil (paroxetina) e Vasotec (enalapril).
Tome água para atenuar a boca seca

Portanto, leve sempre consigo uma garrafa de água e tome uns golinhos de vez em quando. Mantenha cada gole na boca por algum tempo antes de engolir. Você deve beber 2 litros de água por dia.

Para estimular a salivação, tome 1/2 colher de chá de vinagre de maçã

Estimule a salivação

Masque chicletes sem açúcar ou chupe balas sem açúcar para estimular a salivação. Os chicletes sem açúcar com xilitol ajudam a reduzir as bactérias causadoras de cáries.

Tenha pimenta à mão. O mesmo “ardido” que faz os olhos lacrimejarem e o nariz escorrer é capaz de fazer você salivar. Coloque uma pitadinha nos alimentos.

A erva equinácea, na forma de tintura, provou-se estimulante da produção de saliva. Tome 10 a 15 gotas da tintura diluída num copo de suco. Esse remédio pode ser usado de hora em hora, se necessário, por até 8 semanas.
Evite os agentes ressecadores

Limite a ingestão de café e outras bebidas cafeinadas, bem como de álcool. Essas substâncias estimulam a micção, fazendo com que o corpo perca líquido.

Evite bebidas gaseificadas, mesmo sem cafeína. Se sua boca é seca, falta saliva para decompor o ácido dessas bebidas.

Corte alimentos salgados e bebidas muito ácidas, como suco de laranja e limonada. Eles podem causar dor se sua boca estiver muito seca.

Restrinja o consumo de doces ao mínimo.

O cigarro resseca a saliva. Se você fuma, tente parar.
Torne a noite mais orvalhada

Para evitar ressecamento da boca à noite, use um umidificador ou vaporizador no quarto.
Bochechos ajudam

Se você usa antisséptico bucal, escolha um sem álcool, porque pode irritar os tecidos já sensíveis da gengiva.

Para fazer seu próprio antisséptico bucal, misture 1⁄8 de colher de chá de sal e 1⁄4 de colher de chá de bicarbonato de sódio em 1 copo com água morna. Bocheche e descarte o líquido. Ele neutraliza os ácidos e remove os agentes infecciosos.
Tratamentos dentários

Escolha uma pasta de dente sem lauril sulfato de sódio (LSS), que irrita os tecidos da boca.

Não se esqueça de escovar e usar fio dental criteriosamente, porque a saliva é importante para remover restos alimentares; pois, quando a boca está seca, esses resíduos não são removidos.
Mantenha a boca fechada

O ar inalado pelo nariz é hidratado antes de entrar no corpo. Mas quando os seios da face estão obstruídos, respira-se parcialmente pela boca, o que implica a admissão de uma grande quantidade de ar seco. Tome medidas para tratar as sinusites e alergias nasais.
Quando procurar o médico

Se você perceber que sua boca está anormalmente seca por mais de algumas semanas, consulte um médico ou dentista, especialmente se o distúrbio estiver impedindo você de comer ou falar normalmente ou se sua boca estiver muito vermelha e irritada.

Durante a consulta, não se esqueça de mencionar todos os medicamentos de que esteja fazendo uso, já que eles podem estar contribuindo para o problema.