No momento em que o governo Renan Filho (MDB) se vê envolto em investigações de supostos desvios de recursos públicos nas áreas da saúde e educação, ambas com ligações diretas ao nome do vice-governador e secretário da Educação, Luciano Barbosa (MDB), o governador publicou decreto em que presta homenagem com a “Medalha do Mérito Policial” a si próprio e ao seu vice.

A medida também é direcionada para autoridades políticas, integrantes das forças de segurança pública e do Ministério Público e Tribunal de Justiça.

Para a ação, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), neste último dia 16, o governador se utilizou do Decreto nº 3.613 de julho de 1978 e do teor da Resolução nº 240 e 001/2019 do Conselho Superior da Polícia Civil (Consupoc).

“Fica outorgada aos servidores públicos e às autoridades relacionadas no anexo único deste decreto a ‘Medalha do Mérito Policial’, no Grau Ouro, em virtude de suas insignes contribuições à causa policial”, consta no decreto governamental.

De acordo com a assessoria de comunicação da Polícia Civil, a escolha dos homenageados partiu do próprio Consupoc, que entrega a medalha pela terceira vez desde sua criação. Também assegura que a solicitação ao governador, para a publicação do decreto, teria sido encaminhada ao Executivo há três meses.

Na lista de homenageados constam ainda nomes como o secretário estadual da Segurança Pública, Paulo Domingos de Araújo Lima Júnior; o comandante-geral da Polícia Militar, Marcos Sampaio Lima; comandante do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, Cláudio Gadelha Fernandes; perito geral da Perícia Oficial de Alagoas, Manoel Messias Moreira Melo Filho; procurador-geral de Justiça de Alagoas, Alfredo Gaspar de Mendonça Neto; promotor de Justiça, Flávio Gomes de Barros; os desembargadores do Tribunal de Justiça, José Carlos Malta Marques e João Luiz Azevedo Lessa, além de delegados da Polícia Civil, Polícia Federal e o presidente da Câmara Municipal de Maceió, Kelmenn Vieira, entre outros.

Neste primeiro ano de seu segundo mandato, o governo Renan Filho enfrenta acusações na Justiça abertas após investigações de órgãos como a Polícia Federal e o Ministério Público Federal, após a descoberta de supostos esquemas de desvio de recursos públicos nas pastas da Educação, comandada por Luciano Barbosa e na saúde, esta última ocorrida na semana passada e que teve entre os acusados a filha do vice-governador, Lívia Barbosa.

GAZETAWEB.COM