Descoberta antes mesmo de 1500, quando os franceses atravessavam o oceano para fazer escambos com os Caetés, índios que habitavam essa parte do território na época das grandes navegações, a praia do Francês, em Marechal Deodoro, que já foi a praia mais famosa de Alagoas nos anos 80 e uma das mais badaladas do Nordeste, mesmo que tenha saído um pouco de moda, parece que está recuperando seu status de praia top no Nordeste.
E a alta temporada que se aproxima é a prova: ocupação hoteleira em torno de 90 por cento no período pós natal, geração de milhares de empregos, arrecadação recorde e consolidação como novo destino de eventos de fim ano com o já famoso Réveillon Santé.
A bela praia, que passou por um período obscuro, com total desorganização urbana, teve, em 2018 e durante esse ano, um processo de reorganização na orla e já se consolida como um dos destinos mais procurados do Nordeste durante o período de fim de ano.
OCUPAÇÃO
Segundo o Praia do Francês Convention, a ocupação hoteleira para este réveillon é, em média, de 90%. É neste cenário paradisíaco e de investimento em infraestrutura, que a maior festa de réveillon do litoral sul de Alagoas, o Réveillon Santé, promete transformar novamente a orla da Praia do Francês em pura diversão na chegada de 2020.
Localizado no litoral sul, a Praia do Francês é um dos maiores cartões postais de Marechal Deodoro e de Alagoas.
A praia agrada a todos os públicos: de um lado piscinas naturais com água cristalinas que esbanjam calmaria e sossego; do outro, uma aérea mais badalada com ondas radicais, esportes e muita animação.
CURTIÇÃO
Então ai vão algumas dicas para curtir melhor essa incrível praia: o mar da Praia do Francês é como um convite irrecusável. Tente experimentar o stand up paddle ou velejar – na maior parte a maré é tranquila – para curtir o visual.
Outra opção é um passeio de caiaque até as pedras ou mergulho de snorkel.
Os mais aventureiros não dispensam a clássica banana boat que diverte em grupo.
Depois saiba que a boa infraestrutura do lugar também inclui bons restaurantes para provar a culinária alagoana, nordestina e até italiana ou francesa.
E isso não vale apenas para os bares de praia: pelo contrário, fora da faixa de areia come-se muito bem.
ONDAS
Além disso, a Praia do Francês também é dos surfistas. Do lado oposto à calmaria, lado direito de quem chega, as ondas são a atração para os amantes das pranchas.
O destino já foi sede de campeonatos e eventos de surfe e o mar pode chegar a ondas de mais de dois metros.
A vista de dentro do mar é a cereja do bolo, claro. E para finalizar, quem gosta de curtir a praia cedinho, vale uma exceção.
O fim de tarde na Praia do Francês é imperdível: o sol caindo no horizonte fica inesquecível junto do céu amarelado que emoldura os coqueiros e toda a extensão da areia.
É maravilhoso para fechar o passeio com chave de ouro.
Réveillon Santé já compete com o de São Miguel dos Milagres
Pelo segundo ano consecutivo, o Réveillon Santé, com um formato inovador, coloca o Litoral Sul no topo da procura por pacotes de fim de ano, com uma expectativa de atrair 2.500 pessoas na noite do dia 31.
O Réveillon Santé conta com uma superestrutura e atrações renomadas nacionalmente, como o cantor e compositor baiano, Tatau, que embalou grandes hits de sucesso na banda Araketu.
O evento terá ainda apresentações do DJ Barão, do cantor alagoano Bruninho, que promete animar o público com grandes sucessos do pagode e do samba e da banda Samba Rock Club.
A palavra Santé, de origem francesa, traz um significado muito especial, já que para a França ela representa brinde a saúde e a prosperidade.
E segundo os organizadores, os empresários Aderbal Arecipo e Fernando Madeiro, o clima de celebração da vida e energias positivas para o ano que se inicia é a atmosfera que os convidados da festa irão encontrar no evento.
A iniciativa inédita, pelo segundo ano, terá uma mega estrutura montada na orla da praia, gerando centenas de empregos e injetando mais de 5 milhões na economia do município.
Com programação garantida das 22h às 05h da manhã, nesta edição, a festa conta com duas áreas.
Para quem optar pela Arena Gold tem garantido openbar de água, refrigerante, cerveja (Budweiser), vodka (Wyborova) e whisky (Ballantines 8 anos).
Já no espaço Arena Premium, com mesa para quatro pessoas, será incluso o serviço com garçom e open-bar de água, refrigerante, cerveja (Budweiser), vodka (Absolut), whisky (Ballantines 12 anos) e espumante (Salton Brut Rosé), além de uma bandeja de frios e salgados.
Fonte: Tribuna Independente / Texto: Claudio Bulgarelli – Sucursal Região Norte