Depois de uma longa temporada de jogos profissionais e amadores, hora de dar um “tapa no visual” do gramado da maior praça esportiva de Alagoas. O Governo de Alagoas, através da Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), iniciou o tratamento da grama do Estádio Rei Pelé, visando a temporada 2020.

Neste ano, o Estádio Rei Pelé recebeu jogos de competições como Alagoano de futebol profissional, Sub-15, Sub-17, Sub-20, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Brasileiro da Série B, Brasileirão Série A, além de rodadas de abertura e encerramento da Taça das Grotas e recentemente da abertura da Copa Rainha Marta.

Finalizada a temporada, outros craques irão entrar em campo. A equipe de “gramadeiros” do Estádio Rei Pelé dará sequência aos trabalhos diários que são feitos durante o ano, mas também, promover atividades especiais para recuperação da grama.

Está sendo feito o corte vertical da grama, a aeração e descompactação do solo e posteriormente o “Top Dressing”, que é uma operação onde é aplicada mistura de areia lavada com substrato para gramados e fertilizantes , visando regularizar a superfície, assim como adicionar nutrientes ao solo.

A Secretária do Esporte, Lazer e Juventude, Claudia Petuba, destacou como fundamental este período de trabalhos, para que o gramado apresente a qualidade igual ou superior deste temporada.

“Os cuidados são feitos diariamente no Rei Pelé, mas este período do ano é essencial, tendo em vista o fim da temporada, o prazo que se tem até o retorno dos jogos e a necessidade de um bom piso de jogo para o próximo ano. Em 2019 nós reforçamos a equipe de trabalho e o gramado apresentou um nível elevado, sendo elogiado por quem passou aqui. Para o próximo ano, a ideia é manter ou elevar esse nível”, afirmou.

A expectativa é que o gramado esteja liberado para jogos oficiais no dia 20 de janeiro.

Fonte: Ascom Selaj / Texto: Paulo Chancey Junior