Projetando o ritmo de competições do próximo ano, quando irão jogar pelo Campeonato Alagoano, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro, CSA e CRB já estão pensando em como podem aproveitar as “promessas” das categorias de base para integrar seus respectivos elencos.

Como consequência da grande sequência de jogos em diversos torneios, muitos atletas acabam chegando na segunda metade da temporada com um desgaste físico alto. Esse fato resulta numa clara diminuição de rendimento da equipe.

Além disso, utilizar alguns atletas da base pode ser uma saída na tentativa de driblar um aumento no orçamento previsto para a temporada, já que as diretorias do Azulão e do Galo desistiram de algumas negociações por conta de altos salários solicitados por jogadores.

No CRB, os jovens dos sub 20 e 17 treinam no mesmo local que a equipe profissional, no CT Ninho do Galo, na cidade da Barra de São Miguel. Ao longo dos últimos dias, eles têm treinado todos os dias, pois já se preparam para a Copa São Paulo de Futebol Júnior, que tem início dia 2 de janeiro e se encerra dia 25 do mesmo mês, quando é comemorado o aniversário da capital paulista.

O elenco que disputa a competição deve embarcar, no final de dezembro, rumo a Taboão da Serra, cidade sede do grupo 16, que tem CRB, Taboão da Serra-SP, Vila Nova-GO e Inter de Limeira-SP. Sobre a possibilidade de alguns atletas integrarem o elenco principal, o treinador Bebeto Moraes já adiantou que o técnico Marcelo Cabo recebeu alguns nomes para subirem para a categoria profissional.

“Foram feitas algumas reuniões com o técnico Marcelo Cabo, já vendo a possibilidade de alguns atletas subirem para a categoria principal. Alguns jogadores têm contrato de profissional, mas não integram o elenco. O Cabo pretende subir quatro, cinco ou até mesmo seis atletas da base para trabalhar com a equipe principal”.

Bebeto também criticou a falta de calendário, que, muitas das vezes, prejudica o andamento e valorização dos atletas. Há algumas competições, mas que são em momentos esporádicos. “A gente sempre reclama de competição. É um número muito baixo. Apesar de ter Campeonato Alagoano, Copa do Nordeste e São Paulo, comparar-se com clubes do Sul e Sudeste, ainda é pouco”, finalizou.

Pelo lado do Azulão, algumas mudanças já vêm sendo feitas na tentativa de aumentar o nível de treinamentos. Em outubro, a categoria de base do CSA saiu da cidade de Marechal Deodoro rumo ao Tabuleiro dos Martins. Em parceria com o Instituto de Educação Física e Esportes (IEFE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), os jovens estão passando por inovações tecnológicas em seus treinos.

Segundo Omar Coelho, responsável pela base do time marujo, um novo programa de alta tecnologia, que ainda não foi visto em nenhum clube do Brasil está sendo colocado em prática com os jovens. Combinado a isso, ele afirmou que considerou imprescindível utilizar profissionais do estado para fazer parte desse projeto.

“Estamos utilizando todas as dependências que a Ufal dispõe. Estamos usando o estádio, a pista de atletismo e a piscina olímpica para desenvolver a parte física. Estamos trabalhando também os doutores e mestres, diversos deles com especialidade em futebol com passagens na Europa”.

Alguns jogadores das categorias de base do CSA subiram para o profissional recentemente, mas, assim como na equipe regatiana, o Azulão esperará o final da Copinha para apresentar um relatório com possíveis nomes para comporem o elenco na temporada 2020.

Omar também destacou que a mudança do Complexo Esportivo da Ufal para outro local definitivo só poderá ser feita quando o CSA estiver com seu CT, que deverá ser feito na cidade de Rio Largo. Com a construção, a base deverá passar a mandar seus treinos na “nova casa”.

O CSA também se prepara para jogar a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Estando no grupo 32, com sede na cidade de Canindé, a equipe azulina somará forças contra Portuguesa-SP, Coritiba e São Bento-SP.

GAZETAWEB.COM