Para aliviar entorse de tornozelo, é necessário seguir uma série de etapas que todos conhecemos. Pode-se usar muletas, enfaixar o pé e até engessar. No entanto, muitas vezes podemos usar alguns remédios naturais complementares para aliviar a dor e acelerar o processo de recuperação.

Uma entorse de tornozelo é uma patologia frequente em atletas e na população em geral. Isso ocorre porque os ligamentos são forçados, causando uma laceração. Se não for detectada precocemente, a entorse pode causar incapacidade. Portanto, é importante consultar um médico o mais rápido possível.
Remédios complementares para aliviar entorse de tornozelo

Os remédios complementares para aliviar a dor de tornozelo torcido nos permitirão acalmar a dor, desconforto e acelerar a melhoria dessa patologia.

No entanto, devemos seguir as instruções do médico. Em nenhum caso esses remédios são substitutos dos que o especialista possa recomendar.

Aplique gelo na área afetada
Aplicar gelo para aliviar entorse de tornozelo

Esta primeira opção para aliviar entorse de tornozelo é conhecida pelo nome de crioterapia. Em geral, em alguns casos, é utilizado terapeuticamente em banhos de contraste, realizando criomassagens ou utilizando travesseiros frios com água circulante.

O gelo é uma excelente opção natural para aliviar entorse de tornozelo. A razão é que, quando aplicado na área, os vasos sanguíneos se contraem e o frio estimula a liberação de um hormônio muito importante, a serotonina. Dessa forma, a dor é aliviada e nos sentimos muito melhor.

O que nunca devemos fazer é aplicar o gelo diretamente no tornozelo, porque queima a pele e pode causar dor adicional. Portanto, é melhor usar compressas de gelo. No entanto, existem outras alternativas, como colocar o tornozelo sob um jato de água muito fria.

Você pode estar interessado: Entorses: por que ocorrem? Como são tratadas?

Emplastro de arnica montana para aliviar entorse de tornozelo

Arnica montana é uma planta usada na medicina natural para aliviar dores musculares, hematomas, contusões, e entorses. Podemos encontrá-la em forma de gel para aplicar com uma massagem suave, como óleo ou em seu formato de erva.

Usar esta planta para aliviar entorse de tornozelo nos permitirá sentir seu efeito analgésico. Ao mesmo tempo, a inflamação será reduzida graças à massagem que faremos na área com o óleo ou o gel. A arnica, em seu formato de erva natural, pode ser usada como emplastro ou em uma compressa.

Fervemos algumas folhas de Arnica montana. Em seguida, coamos e colocamos em um pilão para esmagá-las até formar uma pasta. Cuidado para que não fique muito aguada.
Preparamos uma infusão com Arnica montana e embebemos uma compressa nela. Imediatamente, aplicamos a compressa no tornozelo. Seu calor proporcionará um efeito calmante.

Não deixe de ler: 6 usos tópicos da arnica que você não conhecia

Uso da planta confrei

A planta confrei (Symphytum officinale) faz parte da medicina tradicional para aliviar os sintomas de entorses e luxações. Hoje, no entanto, podemos preparar um cataplasma. Além disso, aplique uma compressa de água quente submersa em uma infusão deste remédio para aliviar a dor no tornozelo.

No entanto, tanto em relação a esse remédio quanto ao anterior, é importante que, durante os três primeiros dias, optemos apenas pelo gelo. A razão é que, se aplicarmos apenas calor, os vasos sanguíneos se dilatarão, causando maior inflamação.

Outro aspecto que precisamos levar em consideração é que devemos realizar compressões com uma bandagem ou tornozeleira na área afetada e levantar o pé. Essas duas indicações ajudarão a reduzir a inflamação. Além disso, se aplicarmos gelo e depois usarmos os dois remédios mencionados, o tratamento será um sucesso completo.

Uma entorse de tornozelo nos forçará a descansar, para que possa curar-se bem e assim, evitar problemas no futuro. Sugerimos que você teste essas opções para aliviar entorse de tornozelo, se tiver esse problema. Assim, você não precisará de repouso por muito tempo e poderá controlar a dor e a inflamação.

R7.COM