O potássio é um mineral essencial para a vida humana. Por ter uma ação ativa na saúde muscular, óssea, nervosa e circulatória, o potássio é um dos protagonistas na prevenção de doenças cardiovasculares e ainda um dos principais impulsionadores de uma melhor saúde mental.

Este mineral é ainda responsável por manter a regulação do organismo, mas também ajuda a controlar o peso. Aliviar as dores, combater o stress e ansiedade, equilibrar os níveis de fluidos e estimular o uso de cálcio são outras das suas funções.

Para quem pensa na banana como a principal fonte de potássio, engana-se. Apesar da fruta ser um dos alimentos com maior teor do mineral (422 mg por unidade média), alimentos como a batata doce também são uma excelente fonte de potássio (uma vez que uma unidade de tamanho médio oferece 542 mg deste mineral, cerca de 12% da dose diária recomendada – que é de 4,700 mg por adulto saudável), segundo a revista Prevention.

Já a batata tradicional oferece 941 mg de potássio e o molho de tomate (preferencialmente caseiro) equivale a 728 mg (quantidade por chávena).

No leque de alimentos com mais potássio do que a banana estão ainda a melancia (641 mg em duas fatias), espinafres congelados (540 mg por chávena), a beterraba (518 mg por chávena) e o feijão preto (739 mg por chávena). O atum em lata, por sua vez, oferece 487 mg e o edamame cerca de 676 mg por xícara.

A abóbora-manteiga é também uma excelente fonte de potássio, bastando uma chávena deste alimento para oferecer 582 mg do mineral. Para quem pretende comer um snack saudável e com bons níveis de potássio, o iogurte é uma ótima opção, uma vez que a versão natural sem açúcar e sem sabores contém 573 mg de potássio.

E qual a melhor fonte de potássio de todas? O feijão branco. Segundo a publicação uma simples chávena desta leguminosa cozida oferece nada mais, nada menos do que 1,189 mg do mineral.

R7.COM

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here