O intestino preguiçoso, além da constipação, pode causar distensão abdominal e dor ao evacuar. Trata- se de uma alteração na peristalse que, normalmente, não é de causa grave.

Intestino preguiçoso é o termo que se refere àquelas pessoas que tendem a ter uma digestão lenta e que geralmente sofrem de prisão de ventre. Ou seja, ele se manifesta com uma alteração do trânsito intestinal, mais lenta que o normal, causando fezes mais duras e dificuldade de evacuar.

Na verdade, o intestino preguiçoso é um sintoma que pode ter várias causas. Está relacionado, por exemplo, ao estilo de vida sedentário e a uma dieta inadequada e pobre em fibras. Ele também pode ser decorrente de alguma patologia intestinal. Trata-se de um distúrbio muito comum.

O fato de não ser capaz de evacuar corretamente pode causar problemas de saúde e bem-estar. Por isso, neste artigo, explicamos tudo que você precisa saber sobre o intestino preguiçoso e como tratá-lo.
Em que consiste o intestino preguiçoso?

Como já mencionamos, o intestino preguiçoso é caracterizado pelo fato de que os músculos desse órgão se movem de forma mais lenta e fraca do que o normal. Isso torna o trânsito das fezes muito lento, tornando-as mais consistentes e duras.

Quando isso ocorre, é normal que haja prisão de ventre. A pessoa que sofre desse problema pode não conseguir evacuar e, ao fazê-lo, pode sentir dor. Podem ocorrer, inclusive, lesões no ânus ou no reto. Além disso, o intestino preguiçoso é acompanhado por inchaço e gases abdominais.
Mulher com intestino preguiçoso
O intestino preguiçoso envolve estados de prisão de ventre que fazem com que seja difícil evacuar normalmente.

Em alguns casos, podem surgir hemorroidas devido ao esforço feito para tentar evacuar. De fato, é comum que essas pessoas tenham uma maior sensação de saciedade e até mau hálito pela manhã devido aos gases intestinais.

O que causa o intestino preguiçoso?

Na maioria das vezes, essa situação é provocada por causas não patológicas, como a idade. É mais comum em pessoas mais velhas do que em jovens.

O sedentarismo tem uma grande influência, e é um dos fatores de risco mais importantes para o desenvolvimento do intestino preguiçoso. O exercício faz com que todo o nosso corpo seja ativado e que, pelo próprio movimento, nosso intestino funcione naturalmente.

Por outro lado, a alimentação também é fundamental. Ter uma dieta pobre em fibras e líquidos aumenta muito as chances de sofrer com essa condição.

É importante ressaltar que certos medicamentos estão associados a esse problema, pois podem causá-lo como um efeito colateral. Os laxantes, por exemplo, estimulam o intestino; se forem consumidos de forma prolongada, o peristaltismo se acostuma e acaba ocorrendo o efeito contrário.
Peristalse
Quando o peristaltismo é afetado, diminuindo a sua velocidade, podemos falar de intestino preguiçoso.

Embora menos frequente, o intestino preguiçoso também pode ser um sintoma de uma doença metabólica ou de uma lesão nervosa. Ocorre quando um dos nervos responsáveis ​​por estimular o movimento desse órgão é afetado, como, por exemplo, após uma lesão na medula espinal.

Você pode gostar de saber: Como curar a prisão de ventre sem laxantes convencionais

O que fazer para resolver esse problema?

A primeira coisa a fazer diante de um problema de saúde como este é consultar um médico. Certamente, ele recomendará certas mudanças em sua dieta ou estilo de vida que possam ajudá-lo a resolver o distúrbio naturalmente.

Primeiro, é importante introduzir mais alimentos ricos em fibras na dieta, como frutas e vegetais. Além disso, recomenda-se reduzir o consumo de laticínios e alimentos processados. Também é importante beber muita água, entre 1,5 e 2 litros por dia.

Junto com a dieta, você deve adicionar mais exercícios físicos à sua rotina diária. Só pelo fato de caminhar uma hora por dia você já poderá notar uma melhora. Alguns especialistas recomendam mudar a postura ao ir ao banheiro para facilitar a evacuação das fezes. Você pode, por exemplo, tentar ficar de cócoras.

No caso de ainda precisar de laxantes, o ideal é usar laxantes naturais. O chá verde ou algumas frutas, como o kiwi, podem ajudar. Os enemas também são uma possível solução, mas devem ser usados ​​sob orientação médica.

Embora o intestino preguiçoso geralmente tenha uma causa fisiológica e possa ser tratado com pequenas modificações, se você não notar melhoras é bom consultar um médico. Ele poderá solicitar os exames pertinentes e investigar se há alguma causa mais grave por trás do distúrbio.

R7.COM