Uma operação conjunta para manter a função da Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (APACC) em preservar o meio ambiente está intensificando o monitoramento e fiscalização pela região da APA, que, ao todo (a área ocupa parte de Alagoas e vai até Pernambuco), possui 413 hectares. Uma pousada em São Miguel dos Milagres foi autuada por não ter licença ambiental de operação. Equipes também flagraram infrações no município de Passo do Camaragibe.

A ação é do Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) junto com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A operação conjunta é intensificada durante o verão, diante do aumento das infrações ambientais neste período.

A parceria entre os dois órgãos tem a finalidade de coibir infrações na maior Unidade de Conversação federal marinha costeira do Brasil, sendo 80% desta área compreendida em território alagoano.

O IMA autuou e interditou uma pousada no município de São Miguel dos Milagres por funcionamento sem licença ambiental de operação. Sem o documento do instituto estadual, o empreendimento foi considerado irregular. A infração gerou multa de R$ 13.485 à pousada.

Em respeito à limpeza e preservação da fauna e flora locais, uma barraca foi retirada da faixa de areia da Praia de Marceneiro, localizada no município de Passo do Camaragibe. Ainda sobre a faixa litorânea, foi salientado à população a proibição do tráfego de veículos na faixa de areia, determinado pelo Conselho Estadual de Proteção Ambiental (Cepram/AL) em 2016.

Por Victor Lima, com informações da assessoria