Com iminente candidatura de Alfredo Gaspar à Prefeitura de Maceió com o apoio do governador Renan Filho (MDB) e do prefeito Rui Palmeira (sem partido), os bastidores agora se mexem para a escolha do vice na chapa do ex-procurador-geral de Justiça, cuja indicação será do chefe do Poder Executivo da capital alagoana. Entre os mais cotados está Eduardo Canuto, que garante estar focado em sua campanha à reeleição e que o vice será indicado pelo prefeito.

Próximo a Rui Palmeira, o atual secretário de Governo da Prefeitura foi o líder da bancada governista na Câmara de Maceió (CMM) por quase a totalidade dos dois mandatos do prefeito, quando deixou o parlamento para se juntar aio time de secretário no início de 2019.

“Nunca houve o convite. A junção do Rui com o Renan [Filho] se tornou pública, mas nunca se falou do vice. A gente tem o Podemos, que ficou muito forte, temos o Democratas, que tem uma expressão como o [Thomaz] Nonô, e tem bons nomes nos quadros do prefeito, que sairão do PSDB. Além de que vice é uma composição mais lá na frente. Minha preocupação é com a campanha de vereador, que é todo dia na comunidade. Estou fazendo isso, trabalhando para a minha reeleição, de verdade”, diz Eduardo Canuto à Tribuna Independente. “Fiquei lisonjeado, mas essa composição quem vai construir é o prefeito Rui Palmeira”, completa.

Quando Rui Palmeira ainda tentava emplacar um nome do PSDB como candidato a sua sucessão, Eduardo Canuto já era ventilado com o nome de preferência do prefeito. À edição da Tribuna de 12 de outubro de 2019, ele falou sobre a possibilidade ser o candidato dos tucanos à Prefeitura de Maceió.

“Eu sou um soldado. Estou no dia a dia da minha atividade e, naturalmente, sou candidato a vereador. Discutiremos em grupo, mas sou um soldado do partido [então o PSDB] e já demonstrei isso”, disse o secretário de Governo da Prefeitura de Maceió à época.

Assim como Rui Palmeira, Eduardo Canuto também deixa o PSDB porque o partido não terá um nome próprio para concorrer à Prefeitura de Maceió este ano, mas irá apoiar o deputado federal João Henrique Caldas (JHC), do PSB.

ALFREDO GASPAR

O primeiro passo para concorrer na eleição deste ano, Alfredo Gaspar já cumpriu: deixou o Ministério Público Estadual. Agora, ele precisa escolher um partido político e se filiar. Nesta quinta-feira (5), circulou que ele iria para o MDB do governador Renan Filho.

A reportagem contatou o ex-procurador-geral de Justiça para confirmar a informação, mas até o fechamento desta edição não houve resposta.

Desde que decidiu tirar as férias atrasadas para avaliar se seria ou não candidato à Prefeitura de Maceió, um dos pontos mais questionados sempre foi o partido que Alfredo Gaspar iria se filiar. Cauteloso, ele sempre se esquivou de revelar suas preferências.

O prazo para as filiações é até o dia 4 de abril.

Fonte: Tribuna Independente / Carlos Amaral