Reflexo da saída do prefeito Rui Palmeira do PSDB e consequentemente a confirmação da pré-candidatura de Alfredo Gaspar à Prefeitura de Maceió, vereadores que ainda estão filiados à sigla tucana e a outros partidos da base da gestão da capital, a exemplo do Progressistas (PP), irão aproveitar o período da janela partidária para migrarem para legendas que estarão no grupo liderado pelo ex-promotor de Justiça e com apoio de Rui e do governador Renan Filho (MDB).

Desta maneira, o PSDB de Maceió deverá ter um cenário totalmente oposto do que viveu no pleito de quatro anos atrás. A situação política se encaminha para que a legenda não lance candidato para majoritária, além de perder, nos próximos dias, os seus dois vereadores de mandato. No pleito de 2016, a legenda conseguiu reeleger Rui Palmeira como prefeito e teve quatro vereadores eleitos para a Câmara.

Estão prestes a sair do PSDB o presidente da Câmara, vereador Kelmann Vieira, que pode se filiar ao Democratas (DEM); o vereador José Márcio Filho, especulado no MDB; e Eduardo Canuto, que está como secretário de Governo de Maceió, que pode chegar ao Podemos que no estado é comandado por Tácio Melo, ex-superintendente do SMTT.

À Tribuna, Kelmann Vieira e José Márcio Filho confirmaram que sairão do PSDB e que aguarda decisão do prefeito Rui Palmeira para definir em que partido vão se filiar.

O único a confirmar o destino foi Eduardo Canuto. Ele vai se filiar ao Podemos e pode ser o nome escolhido por Rui para ser o vice de Alfredo na chapa. Eduardo explicou que o prefeito vem fazendo a composição dos candidatos e dos espaços que os vereadores irão ocupar nos partidos aliados.

“O fato de eu participar das reuniões do Podemos faz com que essa seja a tendência. Rui deve ter uma conversa com o [Thomaz] Nonô, do Democratas e ver o que é melhor e nós iremos acompanhá-lo, claro”, disse Eduardo Canuto.

Ainda na base de Rui Palmeira, o PP não seguirá o mesmo caminho do prefeito e mantém a pré-candidatura do deputado estadual Davi Davino Filho à Prefeitura de Maceió. Por conta disso, alguns vereadores irão deixar o partido para apoiar Alfredo Gaspar.

A assessoria de comunicação do vereador Cleber Costa disse que ele irá mudar de partido, mas que ainda está analisando algumas possibilidades. Já a vereadora Fátima Santiago, informou através de sua assessoria, que não falará nada a respeito.

A reportagem tentou contato com o vereador Chico Filho para confirmar se realmente ele deixará o PP, mas até o fechamento desta edição ele não atendeu as ligações. Chico é cotado para se filiar ao MDB.

DEM prioriza chapa proporcional e PSB vai filiar Francisco Sales

Embora não tenha confirmado que seguirá o caminho de Rui Palmeira, o secretário de Saúde de Maceió e presidente estadual do Democratas, Thomaz Nonô, informou à reportagem da Tribuna que a probabilidade deve ser essa. Ele ressaltou ainda que o esforço do partido no momento é montar uma chapa forte para a proporcional.

“Por ora, o foco do trabalho todo é a chapa proporcional. Também tenho que conversar com o prefeito e as conversas dele com o governador. Fizemos uma reunião alguns dias atrás, mas acertando essa filosofia de chapa, enfim, estamos discutindo essa formação. As tratativas têm sido boas. Tenho sido procurado por algumas pessoas, inclusive alguns vereadores de mandato e vamos ver como a gente monta. Estou otimista. Sobre a majoritária vamos ver, mas claro que a opinião do Rui pesa. A ideia básica é seguir com o Rui”, ressaltou Nonô.

SALES NO PSB

Ainda no contexto das mudanças políticas, o vereador Francisco Sales anunciou na última sexta-feira (13) o seu apoio à pré-candidatura do deputado federal JHC (PSB) na disputa pela prefeitura de Maceió. A declaração foi dada por meio de suas redes sociais.

“Devemos apoiar, de acordo com nossa consciência, o melhor para nossa cidade. Irei e estou apoiando a pré-candidatura do deputado JHC, entendendo que a candidatura do deputado é o melhor para nossa cidade, contra as máquinas do município e do estado, contra os acordos e conchavos políticos”, afirmou Francisco Sales.

Com a aliança, o parlamentar assinará sua filiação com o Partido Socialista Brasileiro (PSB) ainda nos próximos dias. “Posso ser até o único vereador em declarar esse apoio, mas na certeza que faço isso com a cabeça erguida e consciência tranquila. Estamos juntos e fortes”, emendou o vereador.

O vereador Francisco Sales será mais um a apoiar à pré-candidatura de JHC, já que o presidente estadual do PSDB, o senador Rodrigo Cunha, vem dando claras demonstrações de que o partido não irá lançar candidato em Maceió, porém deve marchar junto com JHC na campanha para prefeitura da capital.

Rodrigo Cunha diz que tem se dedicado ao fortalecimento do PSDB junto aos correligionários.

Fonte: Tribuna Independente / Texto: Carlos Victor Costa