Como se não bastasse a pandemia do Covid-19 e com 16 casos suspeitos e um confirmado no estado, o Ministério Público de Alagoas (MP/AL) instaurou um inquérito civil para investigar a morosidade na liberação de corpos do Instituto Médico Legal (IML) de Maceió, após diversos relatos – inclusive nos meios de comunicação – acerca do problema, que vem causando transtornos a familiares que necessitam dos serviços do órgão. Este é apenas um dos diversos problemas presentes na gestão de Renan Filho (MDB).

A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (17), e destaca, ainda, que a finalidade da investigação é de apurar responsabilidades, a fim de regularizar serviços.

“Será necessária a verificação da veracidade dos fatos noticiados acerca da morosidade por parte do IML, seja por falta de profissionais neste setor – déficit no quantitativo de peritos médicos legistas e técnicos forenses no órgão – ou por desídia por parte do corpo funcional”, diz trecho da publicação.

Por fim, a medida também deve investigar a falta ou falha de planejamento por parte da administração pública na prestação do serviço em prever as carências e necessidades no serviço público prestado pelo IML e na necessidade de nomear a reserva técnica do último concurso da Perícia Oficial.

Por Greyce Bernardino | Portal Gazetaweb.com