A previsão é de mais chuva para os próximos dias em Maceió e região metropolitana. No entanto, as precipitações devem ser menos intensas que as registradas entre o domingo (15) e segunda-feira (16). Em alguns pontos da capital alagoana o volume de chuvas chegou a 94mm.

O meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) Vinícius Pinho destaca que nesta terça (17) e quarta (18) a expectativa é de pancadas de chuva intercaladas com tempo seco.

“Ainda existe possibilidade de chuva tanto amanhã [terça, 17] quanto na quarta, mas em pontos isolados. Chuvas intercaladas com período de tempo seco, pode até vir uma pancada mais forte. Vai ser assim até quarta-feira. Mas menos do que choveu entre domingo e segunda”.

A Defesa Civil chegou a emitir um alerta laranja no fim de semana sobre a intensidade das chuvas. Em Maceió, o órgão segue em nível operacional de atenção por conta da previsão de mais chuvas até quarta.

De acordo com informações da Sala de Alerta da Semarh, as chuvas que caíram no estado durante o fim de semana e esta segunda foram resultado de uma combinação de fatores. Pontos de Maceió como o Antares tiveram chuvas de 94mm. Já no Tabuleiro do Martins o volume foi de 67mm. No bairro do Pinheiro, a chuva ultrapassou 40 mm.

“Essa chuva não é causada pela quadra chuvosa. Foi uma junção de alguns fatores, por exemplo, um esquema que a gente chama de cavado, que é uma diminuição da pressão atmosférica em baixos níveis da atmosfera, que ocorreu numa região próxima à costa de Alagoas. Aliado a isso teve a convergência de umidade em altos níveis da atmosfera e com o calor que a gente vinha tendo nas últimas semanas, acabou provocando essas chuvas na região”, explica o meteorologista.

Vinícius Pinho esclarece que, apesar de não estar relacionada com a quadra chuvosa, a expectativa para o período é de chuvas intensas.

“Nossa expectativa para a quadra chuvosa é que tenhamos chuvas acima da normalidade, diferentemente do que ocorreu no ano passado. Teremos chuvas acima da média, as condições atmosféricas estão favoráveis a consideráveis volumes de chuva principalmente a partir da segunda semana de abril, na região metropolitana. O período chuvoso geralmente começa em abril e vai até o comecinho de agosto, a expectativa é que dure esse tempo”, diz Pinho.

A recomendação para a população, segundo o meteorologista é buscar informações oficiais e atender as orientações de órgãos como a Defesa Civil.

“Em primeiro lugar a orientação é utilizar informações oficiais em relação à previsão do tempo, que se baseiem em informações oficiais, da Defesa Civil. Uma recomendação que eu posso dar é o cuidado par anão jogar lixo em bueiros por conta da possibilidade de alagamentos em áreas com problemas de drenagem”, reforça Pinho.

Considerando a situação dos quatro bairros de Maceió que enfrentam um problema geológico o especialista aponta que apenas num quadro onde as chuvas ultrapassem 150mm o plano de contingência deve ser acionado.

“O plano de contingência de Maceió será acionado se tivermos em 72h a quantidade de 150mm de chuva acumulada e previsão de continuidade de chuvas em intensidade moderada. Se isso ocorrer, a população deve seguir as orientações da Defesa Civil, sair de áreas de encosta e seguir as recomendações”, destaca Pinho.

Fonte: Tribuna Independente / Evellyn Pimentel