Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (Ceaal) realiza durante todos os sábados de março, em homenagem ao Dia da Mulher, uma séria de palestras e debates sobre a relação das mulheres com a ciência. Intitulado “Mulheres das Estrelas – homenagem especial a Katherine C. G. Johnson”, esses eventos visam dar visibilidade ao trabalho cientifico de mulheres, bem como incentivar ainda mais a participação feminina na Ciência.

Os eventos ocorrerão sempre às 20h na Usina Ciência, que fica na Avenida Aristeu de Andrade, 452, Farol, próximo ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL).

Para falar sobre o assunto e incentivar as jovens a participar mais das ciências exatas, a secretária do Ceaal, Betânia Pereira, participou do TH Entrevista desta semana. “As Mulheres das Estrelas’ são mulheres espetaculares que contribuíram para o avanço da humanidade, como por exemplo, a ida do homem à lua que foi possível pelos cálculos da matemática Katherine Johnson, realizados à mão na década de 60 e 70, quando não existiam computadores”, conta Betânia.

Para Betânia Pereira, o chamamento para as ciências exatas é importante, tendo em vista que somente 30% desses cientistas são mulheres. “Queremos incentivar que mais meninas se interessem por essa ciência ‘mais dura’, digamos assim. As palestras e debates são gratuitos e os participantes poderão observar as estrelas com o telescópio, que fica sempre à disposição do público todo os sábados a noite”, contou.

No último dia de palestras três cientistas alagoanas encerraram os debates: Lenilda Austrilino, Flávia Moura e Rosana Coutinho, pesquisadoras de destaque aqui no estado.

TRIBUNA HOJE